Matheus Berriel
10/06/2025 09:23 - Atualizado em 10/06/2025 09:54
Evento terá obras de Diane Lizst (fotos) e outras nove artistas sobre o patrimônio cultural de Campos
/
Divulgação
Divulgar o patrimônio artístico-cultural campista a partir de olhares femininos. Essa é uma das propostas do Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres em Campos, que tem seu vernissage marcado para a próxima quinta-feira (12), às 18h, no Museu Histórico. Obras de 10 artistas mulheres da cidade ficarão expostas até o dia 9 de agosto, com entrada gratuita. A exposição foi contemplada na Lei Paulo Gustavo.
Elaborado pela empresa Fran Produz, da produtora cultural Anna Franthesca, o Salão de Artes Visuais Contemporâneas de Mulheres em Campos tem curadoria da professora e pesquisadora Vera Pletitsch. Um processo de residência artística foi realizado de 10 a 24 de maio, inspirado no patrimônio cultural material e imaterial de Campos. Participaram do processo de criação imersiva as artistas Agnis, Bia Murad, Diane Lizst, Kellem Monteiro, Lili Oliveira, Mariana Nagib, Nana, Nina Vicent, Plantaia e Viviane Ramiro, cujas obras selecionadas ficarão em cartaz no salão. Entre os objetivos, está o de fomentar a diversidade da produção artística contemporânea realizada por mulheres no município, com ênfase na valorização de artistas em início de carreira, negras, LGBTQIA+, com deficiência e/ou residentes em assentamentos.
No evento de lançamento, haverá uma apresentação das DJ's Mina Simone e Nana Clara, que integram o projeto Selecta Dimina. Palestras e oficinas fazem parte da programação da mostra, sendo distribuídas durante os próximos dois meses. Nos dias 13, 17 e 18 de junho, 5, 6, 7 e 8 de agosto, haverá visitas mediadas com Gabrielle Assad, das 10h às 17h, mediante agendamento pelo WhatsApp do Museu Histórico: (22) 98179-4455.