Matheus Berriel
31/07/2025 18:15 - Atualizado em 31/07/2025 18:15
Foto: Divulgação
Promover sessões públicas de filmes infantis em São Fidélis. Essa é a proposta central do projeto "Cinema em Movimento", realizado há pouco mais de dois anos por Dalcy Telles Nogueira Soares Júnior. Profissional autônomo do ramo de filmagens, ele conta com apoio de empresários locais para levar cultura e entretenimento a grande parcela da população fidelense, especialmente crianças e adolescentes de bairros vulneráveis e localidades do interior. Doações da população possibilitam distribuição de pipoca, refrigerante e picolés, além de sorteios de brindes.
— O projeto só existe porque a própria população e alguns empresários da cidade abraçaram. Não temos apoio do poder público. Quando eu comecei, muitas pessoas desacreditaram, mas hoje estão vendo aonde esse projeto está chegando. Fazer o bem para as pessoas não tem preço, tem valor — afirma Dalcy Júnior.
As sessões acontecem duas vezes por mês, sempre em locais diferentes. A próxima está marcada para as 19h desta sexta-feira (1º), em frente à creche do bairro Jonas de Almeida e Silva (Chatuba). Desde a primeira edição, o cinema itinerante já passou por localidades como Valão dos Milagres, Cambiasca, Colônia, Valão de Areia, Boa Esperança, Angelim, Pureza, Usina Pureza, Ernesto Machado, Palmital, entre outras. Quase todos os bairros da sede do município também foram contemplados.
Para cada sessão, Dalcy seleciona filmes disponibilizados gratuitamentes no YouTube. Estes são projetados em um telão ambulante, adaptado ao seu carro por meio de uma carrocinha. Com apoio de moradores, cadeiras são colocadas em local a céu aberto para acomodar o público, quase sempre superior a 60 pessoas.