A 373ª Festa do Santíssimo Salvador, nesta quarta-feira (6), tem programação especial religiosa e cultural durante todo o dia em Campos. A primeira missa, pelo dia do Padroeiro, será na Catedral às 6h30 e a tradicional procissão pelas ruas do centro acontece às 16h. O Museu de Campos também estará aberto para visitação, além da cantora Joanna com show para fechar a noite de festividade.
A programação religiosa da 373ª Festa do Santíssimo Salvador, realizada pela Diocese de Campos, terá missas às 06h30, 8h, 10h, 13h e 15h, bem como a tradicional procissão, às 16h, percorrendo diversas ruas do Centro. As atividades contarão com o apoio logístico da Prefeitura, por meio de diversos órgãos e secretarias.
“No dia 6 de agosto, a Igreja Católica celebra a Transfiguração de Cristo, o Santíssimo Salvador e, para celebrarmos o padroeiro de Campos e de sua Diocese, teremos a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, será às 10h, reunido a comunidade. No final da tarde, às 16h, iniciaremos a procissão, rito final das celebrações religiosas. Na chegada do percurso, Dom Roberto concederá, no palco principal, a bênção aos quatros cantos do município”, anuncia o vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz.
A procissão, com início às 16h, saindo da Catedral, será encerrada às 18h, no palco principal, com a bênção ao município, concedida pelo Bispo Dom Roberto Francisco.
Show - Já a cantora, compositora e multi-instrumentista, Joanna celebrará, junto de seus fãs de Campos e municípios vizinhos, os momentos marcantes de sua longa e bem sucedida carreira. O show está marcado para às 21h, na praça Quatro Jornadas.
Joanna possui, em seu currículo, 21 LPs e CDs; 2 DVDs; e 2 CDs em espanhol, totalizando mais de 25 milhões de vendas, no Brasil e no exterior. Joanna – nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira –, de 68 anos, é dona de sucessos marcantes, com destaque para “Descaminhos”, “Recado”, “Amor bandido”, “Amanhã talvez”, “A padroeira”, “Um sonho a dois” e “Teu caso sou eu” – várias delas incluídas em trilhas de novelas entre as décadas de 1980 e 2000 –, mas pontua que seguiu o próprio gosto. “É preciso fazer o público feliz, mas também é importante fazer feliz o coração do artista”, ressalta.
Para visitação - O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) também preparou uma programação especial As atividades na quarta-feira (6) — feriado do padroeiro do município —, começam a partir das 10h, com entrada franca, sendo oferecidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Espetáculos — A apresentação musical com Eugênio Martins terá início às 18h. A encenação da radionovela “A Roda dos Expostos”, com texto de Wladir Pinto de Carvalho (1923-2007) e direção de Guilherme Freytas, encenada por atores do Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento, acontecerá às 19h, no Auditório Maria Helena Gomes.
Exposição — Durante todo o dia, o hall do Museu abrigará uma exposição com peças do grupo de artesanato local Finazinha, composto por artesãs da região que trazem, em suas obras, técnicas tradicionais, criatividade e a força da cultura feita à mão.
Embarque Cultural — Shows musicais serão oferecidos em frente ao Museu, por meio do projeto “Embarque Cultural”. Na quarta, o som de Rogério Velasco dará o tom da festa, às 12h.
“A programação especial do Museu Histórico para a Festa do Santíssimo Salvador é um convite para celebrar nossa história viva. Teremos música com Eugênio Martins e a emocionante radionovela A Roda dos Expostos, além da valorização do saber manual com a exposição de artesanato local do grupo Finazinha. É uma forma de reunir arte, memória e tradição em um espaço de afeto e pertencimento”, destaca a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.