Dora Paula Paes
13/08/2025 07:49 - Atualizado em 13/08/2025 14:54
Divulgação
A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025, que neste ano prestou homenagem Paulo Leminski, também marca a trajetória literária do escritor campista Matteus Gomes. Foi durante o evento, no início do mês de agosto, que Matheus lançou seu livro “O Menino Imperador”. O romance histórico resgata a infância de Dom Pedro II em ano de bicentenário de nascimento do último imperador do Brasil. A Quinta da Boa Vista, mais precisamente o Palácio São Cristóvão, é o principal cenário da história, que tem como personagem principal o menino de cinco anos que acorda, em um belo dia, como imperador do Brasil.
Em 2025, o Brasil celebra os 200 anos de nascimento de Dom Pedro II. E é neste mesmo ano que o escritor Matteus Gomes lança seu novo romance, “O Menino Imperador”, pela editora Caravana.
- Uma obra que mergulha na infância do último monarca brasileiro e convida o leitor a conhecer o menino por trás da figura histórica - conta o autor.
Divulgação
Inspirado em cartas, memórias e documentos do século XIX, o romance, com ficção, apresenta Pedro de Alcântara antes de se tornar imperador: um garoto órfão de mãe, separado do pai e cercado por irmãs, amas, conselheiros e a responsabilidade precoce de um destino político.
A construção do livro tem linguagem sensível. “Uma narrativa que combina fidelidade histórica com lirismo e imaginação, lançando luz sobre um período pouco explorado da vida de Dom Pedro II”, explica Matteus.
O livro se insere com naturalidade nas pautas culturais e históricas do ano, oferecendo um olhar inédito sobre o Brasil imperial a partir da perspectiva de uma criança. A narrativa de ficção é inspirada em episódios reais da história do Brasil. A trama se passa entre a abdicação de Dom Pedro I em favor do filho de 5 anos de idade e a coroação de Dom Pedro II, aos 14 anos. O foco da história é a infância de Pedro e de suas irmãs, deixados para trás quando da partida do pai para Portugal.
Divulgação
Historicamente, a infância e juventude de Pedro II do Brasil compreende o período desde seu nascimento em 2 de dezembro de 1825 até sua coroação e consagração como Imperador do Brasil em 18 de julho de 1841. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Pedro II era o filho mais novo e o único menino do imperador Pedro I e sua primeira esposa a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria. Foi o herdeiro aparente de seu pai desde o nascimento e recebeu o título de Príncipe Imperial do Brasil. Sua mãe morreu quando ele tinha um ano de idade... o desenrolar dessa história também pode ser conferida na obra de Matteus.
Sobre o autor - Matteus Gomes é escritor, pesquisador e roteirista. Mestrando em Ciência da Literatura pela UFRJ, atua também na área de ensino de idiomas para o setor hoteleiro de luxo do Rio.
O texto da editora Caravana, de apresentação da obra do campista (que custa R$ 70), salienta: “Neste romance de estreia de Matteus Gomes, temas como infância, família e orfandade são centrais, abordados com rara sensibilidade. Sistemas de governo, democracia e escravidão também são temáticas presentes. O rigoroso trabalho de pesquisa investido no pano de fundo, que inclui trechos de cartas inéditas trocadas entre a família imperial, não sobrepõe a narrativa ficcional. A obra tem o mérito de possibilitar a humanização das personagens históricas e de aproximar o leitor daqueles acontecimentos cruciais que incontornavelmente estudamos na escola”.