Reunião no Morro do Itaoca discute o fortalecimento do ecoturismo e turismo de aventura
Maria Laura Gomes 31/07/2025 17:06 - Atualizado em 31/07/2025 17:10
Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (31) o representante do Costa Doce Convention & Visitors Bureau (CDC&VB), Ricardo Menezes, se reuniu com representantes da iniciativa privada para discutir ações voltadas ao fortalecimento do ecoturismo e do turismo de aventura no Morro do Itaoca, em Campos. O encontro marca um passo importante na articulação de forças para transformar o local em uma referência regional no segmento.

Estiveram presentes na reunião o Douglas Rocha, do Cross Training; Enos Gama (Tubarão do Imbé), que atua com trilhas; César Macedo, representante do parapente; Danilla de Oliveira (Mahaflow), do ecoturismo; e Hugo Bensi, do downhill. A presidência do CDC&VB foi representada por Ricardo Menezes, que destacou a importância da união dos esforços individuais.
“Como os trabalhos dos atores foram sempre solitários e individuais, a entidade viu a necessidade de fazer esse elo e a adesão foi 100%”, afirmou.

Entre os principais problemas apontados estão a falta de segurança, iluminação, limpeza e banheiros no Morro do Itaoca, desafios que afetam diretamente a experiência dos visitantes e a segurança dos praticantes das atividades esportivas e turísticas.

O próximo passo, segundo Ricardo, será reunir os representantes do poder público, com foco nas pastas de Meio Ambiente, Turismo e Esporte, para buscar as devidas autorizações e executar as ações necessárias. “Certo que demos um grande passo para fazer o Itaoca ter um ecoturismo e turismo de aventura de dar inveja”, completou o presidente.

A iniciativa está inserida no plano de trabalho da nova gestão do Costa Doce C&VB, que pretende criar uma estrutura básica capaz de atender tanto visitantes quanto os usuários regulares do Morro. A proposta é estabelecer um ambiente organizado, seguro e com infraestrutura mínima para consolidar o Itaoca como destino de ecoturismo e aventura no Norte Fluminense. “Foi um grande passo com esses guerreiros solitários", disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS