Moradora denuncia maus-tratos contra gatos na região da Pelinca, em Campos
Rafael Khenaifes 07/08/2025 11:17 - Atualizado em 07/08/2025 11:17
Crueldade contra animais
Crueldade contra animais / Reprodução
Uma moradora denunciou que gatos têm aparecido mortos com frequência nas imediações da Pelinca. A suspeita é de que os animais teriam sido envenenados. A moradora, que preferiu não se identificar, contou que mais de 10 dos animas já foram mortos na região. 
"Ao todo foram contabilizados cerca de 15 animais, que estão sendo envenenados, às vezes espancados, e deixados no interior de quintais de residências e nas ruas. As pessoas estão agindo pelo próprio bem-estar. Essas pessoas ignoram a vida desses seres e a lei de Maus-tratos. Peço justiça", afirmou a moradora.
Por meio de nota,o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou que até a presente data não foi registrada nenhuma denúncia. A direção ainda ressaltou que caso a denúncia tivesse sido feita, o CCZ teria encaminhado às autoridades policiais, já que crime de maus tratos é de responsabilidade policial.
"Caso o animal esteja com vida, a pessoa pode ligar para o CCZ, através do telefone (22) 98173-0471, para o recolhimento do mesmo. No entanto, se estiver morto, o recolhimento é feito pela Limpeza Pública do município. Desde o início do ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já recolheu 526 animais, entre cães e gatos", finaliza a nota.
Lei
Maus-tratos contra animais é crime no Brasil, com punições que podem incluir detenção e multa. A legislação brasileira, como a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), prevê sanções para atos de abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações em animais. Recentemente, a Lei nº 14.064/2020 aumentou as penas para maus-tratos a cães e gatos, estabelecendo reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS