Onda de violência gera preocupação em moradores de São Francisco de Itabapoana
A violência marcou essa semana em São Francisco de Itabapoana. Assaltos, troca de tiros e presos resumiram essa quarta-feira (13), o que gerou preocupação de moradores e frequentadores do município. O especialista em Segurança Pública Diogo Sant'Ana de Sá comentou pontos estatégicos sobre o assunto.
A repercussão de mais uma semana de violência assustou quem mora ou frequenta a cidade.
"Esta violência está nos assustando. Toda hora escutamos que tem um assalto por aqui ou por ali em nossa região. Quando isso vai acabar para termos paz? A violência tira o sossego de quem vive no município", explicou o morador Paulo Vitor Cardoso.
Para Maria Rosa, frequentadora da região, a violência inibe o turismo na área. "Venho aqui para descansar e não para ter preocupação com assalto, tiros, briga entre facções. O problema da violência não é atual, precisamos de segurança", enfatizou.
Já Diogo Sant'Ana de Sá, especialista em Segurança Pública, comentou que é possível enfatizar três fatores que contribuem para o crescimento da violência e que a segurança precisa de investimentos.
"O primeiro tem a ver com questões sociais, destacando a falta de emprego e a crise econômica. Um segundo fator, indiscutivelmente, tem relação com o aumento da circulação de drogas, tanto para o uso quanto para o tráfico, onde os jovens vêm cada vez mais sendo "seduzidos" para este tipo de crime, devido a facilidade que esta vida oferece. Por fim, a impunidade também se apresenta como um fator sensível para o aumento da violência. Tudo isso também contribui para a escalada de crimes, onde crimes mais graves vêm sendo cometido cada vez mais com maior frequência", explicou.
Ele ainda falou sobre as estratégias do Poder Público quanto a situação.
"Poder Público precisa rever suas estratégias para investir em políticas públicas, principalmente àquelas voltadas para o público mais jovem, para que a curto/médio prazo possamos colher os frutos e convivermos numa sociedade mais pacífica", finalizou o especialista.
A Polícia Militar informou que o patrulhamento foi intensificado e que estão contando com o apoio de duas motos patrulha do 8º Batalhão da PM, além do apoio de viaturas de outras companhias, desde o início da semana.
Em nota, o comando do batalhão reforça que atua continuamente para prevenir delitos, mantendo policiamento ostensivo em toda a região.
"Será implantada a Operação Cidade Segura, abrangendo todo o município e distritos de São Francisco de Itabapoana. A operação contará com efetivo reforçado, moto-patrulha e o baseamento de um trailer que servirá como ponto de apoio. O 8º BPM segue atuando de forma proativa para prevenir e combater delitos em toda a área, considerando a grande extensão territorial e as longas distâncias entre os distritos", informou a nota.
Os casos foram registrados na 147ª Delegacia de SFI, onde seguem sendo investigados.
A Polícia Civil informou que os casos foram registrados na 147ª DP (São Francisco do Itabapoana) e testemunhas estão sendo ouvidas. "Os agentes buscam por imagens de câmeras de segurança e realizam outras diligências para apurar os fatos", diz a nota.
Os casos foram registrados na 147ª Delegacia de SFI, onde seguem sendo investigados.
A Polícia Civil informou que os casos foram registrados na 147ª DP (São Francisco do Itabapoana) e testemunhas estão sendo ouvidas. "Os agentes buscam por imagens de câmeras de segurança e realizam outras diligências para apurar os fatos", diz a nota.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a segurança pública é uma atribuição do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar.
"A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, atenta às demandas da população, mantém diálogo constante com o Estado, reforçando a importância de ações para garantir mais tranquilidade ao município. Atendendo a uma solicitação da Prefeitura, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro reabriu o DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) de Travessão de Barra. Além disso, houve reforço no efetivo com o envio de mais agentes e viaturas, intensificando o patrulhamento em diversas regiões da cidade", disse a nota.
A prefeitura ressaltou ainda que, recentemente, a PM também realizou uma operação de combate ao tráfico de drogas no município, demonstrando o compromisso conjunto com a segurança dos moradores. "A Prefeitura seguirá atuando de forma colaborativa com o Estado, cobrando e apoiando medidas que contribuam para a paz e a ordem em São Francisco", finalizou.
O deputado estadual e atual secretário estadual de Habitação de Interesse Social Bruno Dauaire publicou um vídeo nas suas redes sociais para manifestarem apoio ao município neste momento violento.
Ele explicou que fez um pedido ao presidente da Câmara, vereador Alexandre Barrão, e ainda conversou com o secretário estadual da Polícia Militar, Coronel Menezes, sobre a crescente violência.
Bruno realçou que o comandante da Polícia Militar disse vai reforçar a ação da Polícia Militar na cidade.
Bruno realçou que o comandante da Polícia Militar disse vai reforçar a ação da Polícia Militar na cidade.
Vídeo:
Crimes
Na praia do Sossego, um homem foi agredido durante assalto à mão armada em uma residência. O imóvel foi invadido por seis bandidos, trajando roupas pretas, encapuzados e portando armas de fogo. Eles agiram com violência física, agredindo uma das vítimas com uma pá. Eles reviraram o interior do imóvel, pegaram uma quantia de R$ 160 da carteira de uma das vítimas e levaram o carro modelo Volkswagen Gol, de cor prata, quatro portas, placa KVW7022.
As vítimas foram encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, onde a pessoa agredida recebeu atendimento médico e foi liberada logo depois. Na área do imóvel, não há câmera de segurança para auxiliar na identificação dos criminosos. A polícia suspeita ainda de que os autores desse assalto possam ser os mesmos que assaltaram uma mulher na mesma praia, próximo à uma marquise em uma praça local. Nesse caso, a vítima teve o celular roubado.
No Morro do Bode, outra mulher sofreu assalto. Foram levados o celular dela e a moto, uma Honda CG 150 Titan ES, sem retrovisores e com banco preto. Enquando isso, em Retiro de Barra, próximo a Barra do Itabapoana, uma padaria foi alvo de assalto à mão armada, onde os criminosos levaram dinheiro e celulares.
Uma troca de tiros entre Polícia Militar e uma dupla de bandidos que estavam em uma moto foi ainda registrada na madrugada desta quarta-feira (13), em plena Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro de São Francisco de Itabapoana. Uma troca de tiros aconteceu no momento em que os criminosos não respeitaram uma ordem de parada e um deles atirou nos policiais, dando início ao confronto. Eles fugiram por um matagal. A moto foi apreendida.