Um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado na praia de Grussaí, no litoral de São João da Barra, na manhã deste sábado (6). Moradores e banhistas se mobilizaram para tentar salvar o animal marinho, jogando água e cavando a areia para colocá-lo de volta ao mar. Imagens pedindo ajuda de órgãos oficiais foram divulgadas nas redes sociais. Apesar dos esforços da população e das equipes especializadas, o animal foi a óbito.
De acordo com o especialista do projeto de monitoramento de praias da bacia de Campos, a baleia de aproximadamente cinco metros não resistiu e morreu. Ele conta que por ter se afastado da mãe, o animal ficou desorientado e acabou encalhando na região.
“Infelizmente, a gente perdeu esse animal. É um filhote que se perdeu da mãe e subiu desorientado. O encalhe de filhotes é comum, infelizmente. Aqui nessa região, naturalmente, o animal encalha quando já morreu há muito tempo na água e chega só os pedaços. Através do monitoramento, a gente vê esses animais encalhados em outras situações. Esse animal não poderia estar encalhado na areia, pois o peso dos órgãos acaba comprimindo todo o material interno. É um animal muito difícil de desencalhar e quando ele volta para a água temos que monitorar se a mãe dele está próxima. O filhote precisa da mãe e nós não vimos a mãe por aqui. Infelizmente, enquanto as equipes estavam trabalhando esse animal chegou a óbito. Esse é um problema que enfrentamos diariamente”, explicou para os moradores que estavam no local e que tentaram ajudar o animal.
O profissional alerta ainda para um problema constante para a vida na natureza. “Vemos não só baleias, mas tartarugas, golfinhos e todos os outros animais falecendo. A gente encontra através da necrópsia resultados terríveis no contato direto com o lixo, isso é um problema direto e cotidiano”, relata.
Moradores e banhistas que permaneceram no local à espera de um final feliz com o animal voltando ao hábitat natural, receberam a notícia através do especialista, que agradeceu os esforços para ajudar o animal.
“Agora vamos subir esse animal para fazer a necrópsia, que é o resultado para entender o que aconteceu e porque ele encalhou aqui na região. A gente agradece a população mais uma vez que está aqui desde cedo trabalhando em prol para garantir o bem-estar desse animal. A gente mede esforços, mas infelizmente perdemos a batalha desta vez”, comentou.