Álbum produzido pelo campista Cristiano Simões é indicado ao Grammy Latino
Matheus Berriel 18/09/2025 21:14 - Atualizado em 24/09/2025 10:07
Shin-Urayasu foi indicado na categoria melhor álbum de tango
Shin-Urayasu foi indicado na categoria melhor álbum de tango / Foto: Reprodução
Divulgada nesta quarta-feira (17), a lista de indicados ao Grammy Latino inclui um trabalho fortemente ligado a Campos. Trata-se de "Shin-Urayasu'", um dos concorrentes ao prêmio de melhor álbum de tango. Além de ser do duo Scofano-Minetti, cujo pianista uruguaio Alfredo Minetti morou na cidade quando criança, o disco tem como um dos produtores o campista Cristiano Simões.
Atualmente dividido entre os Estados Unidos e Portugal, Alfredo Minetti residiu em Campos na década de 1970, por ser enteado do médico e ex-candidato a prefeito César Ronald. Nesse período, foi aluno do Externato Santo Antônio e também do Colégio Eucarístico, além de ter conhecido o instrumento musical que o acompanharia anos mais tarde.
— Havia um piano na casa dos pais do meu padrasto, onde comecei a tocar sozinho. Foi meu primeiro contato com o instrumento. Só fui ter aulas depois, no Rio, mas meu fascínio pelo instrumento nasceu em Campos — lembra Minetti, que durante a carreira retornou à cidade para várias apresentações no Teatro Municipal Trianon, sendo a mais recente uma de 2023. Em 2017 e 2022, os shows em solo goitacá foram pelo duo Scofano-Minetti, que une o seu trabalho ao do bandeonista uruguaio Richard Scofano.
Cristiano Simões, por sua vez, é professor de filosofia e produtor cultural, além de atual superintendente de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Campos. Ele assina a produção de "Shin-Urayasu" junto a Alfredo Minetti, Valeriano Fernandez, José Domenech, Maurício Figueroa e Ana Albertini.
— Estou trabalhando com o duo Scofano-Minetti desde 2018. É uma enorme satisfação saber que, depois de alguns anos, o nosso trabalho foi internacionalmente reconhecido com essa indicação. Estou em êxtase ainda, tentando entender o que está acontecendo. É um misto de satisfação, emoção... Até difícil encontrar palavras. É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido, porque foi o trabalho de uma equipe grande, com muitas pessoas envolvidas. Estamos todos muito honrados — afirma Cristiano.
Disponibilizado nas plataformas digitais em novembro do ano passado,"Shin-Urayasu" possui cinco composições originais para bandoneón e piano, bem como um solo de bandoneón. As faixas foram gravadas no estúdio Quinta Aumentada, em Portugal, com mixagem e masterização de Jorge Cervantes.
O álbum do duo Scofano-Minetti concorre ao Grammy Latino com os álbuns "Colángelo... Tango", de José Colángelo; "Piazzolla para orquesta típica", da Orquesta Típica Daniel Ruggiero; "Milonguín", do Giovanni Parra Quinteto; "La inevitable tentación de ir a contramano", do Sexteto Fantasma; e "En Vivo 20 Años", de Tanghetto. O resultado será conhecido no dia 13 de novembro, em cerimônia na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.
— Ainda estamos todos em êxtase. A nominação é algo muito difícil de conseguir e já é considerada um grande marco. Isso dito, é uma competição, em que agora, em vez de dezenas, somos seis. Então, estamos tentando fazer com que o máximo de pessoas ouça o nosso álbum, e compartindo o mesmo com muitos colegas que são membros votantes da Academia Latina da Gravação, para a consideração deles. Se gostarem do trabalho, há uma grande chance de que escolham votar no nosso álbum — destaca Alfredo Minetti.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS