Oportunidade e mudanças positivas na sociedade para os jovens com o presidente da JCI Glauter Notenos, abrindo a boca para Marco Barcelos.
Marco Barcelos 20/02/2025 13:55
 
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025 / JCI
1-Presidente Glauter, a JCI a antiga câmara Júnior desde a fundação na década de 60 impactou a sociedade campista com a fundação da CDL e APÕE. Qual seu planejamento de realizações para sua gestão em 2025?

R. Ótima pergunta! A JCI Campos vem atravessando momentos difíceis, financeiramente e também de algumas péssimas gestões anteriores ao ano de 2022. Acredito que devemos manter essa crescente, focando em projetos que possam desenvolver nossos jovens a se tornarem líderes capacitados para manter a JCI em seu lugar de destaque na sociedade Campista e para isso, devemos focar em realizar treinamentos, cursos, palestras e etc, para conseguirmos chegar ao objetivo. Além disso, devemos manter a tradição da JCI em promover mudanças positivas em nossa sociedade, visando promover o bem comum e por isso, realizaremos diversas campanhas para a conscientizações importantes como a de Doação de sangue e Carnaval sim, violência não, que serão realizadas no dia 22/02/2025, no portal da praia do Farol de São Thomé, a partir das 8:30 hrs
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025

2-A câmara junior foi fundada no Rio de Janeiro na década de 50 e atualmente está centralizada no sul do país com dezenas de organizações locais. Você acredita que é uma questão cultural e pequenas cidades desenvolvidas uma do lado da outra que querem crescer cada vez mais com os jovens imbuídos neste propósito?

R. Acredito que a região Sul acabou profissionalizando bastante os trabalhos da JCI a nível nacional e também focou muito em trabalhar não só a parte social da Organização, mas também a parte de desenvolvimento pessoal dos seus membros e também da área de negócios. A questão do Sul também vem de encontro com o tamanho das cidades que não oferecem muitos entretenimentos para seus jovens, o que facilita na participação dos mesmos em movimentos como os da JCI. Os jovens de hoje em dia querem algo que seja atrativo para sua vida pessoal e profissional, isso é um grande desafio para nós, balancear a os 4 eixos da JCI e torna-la mais atrativa para a nossa juventude.

Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025 / JCI


3-Presidente Glauter, a JCI está em mais de 120 países e os jovens tem oportunidade de fazer intercâmbio em convenções e cursos. De forma que isso acontece e de que forma projetos locais podem chegar a nível mundial? Por exemplo Marcus Paes e Nandinho participaram da academia de liderança no Japão e Garotinho ganhou o prêmio toyp na JCI e concorreu no mundial.

R. Existem diversos eventos a nível nacional e internacional e todos os jovens que passam pela JCI estão aptos para participar. Um exemplo bem claro está nos concursos de debates, em que existem várias etapas, dentre elas a etapa mundial. Estamos falando de uma organização a nível mundial e como o Companheiro bem citou, já tivemos diversos exemplos de Companheiros nossos que são cases de sucesso a nível internacional representando nossa OL. Essas oportunidades trazem diversos benefícios, dentre os mais importantes eu cito a possibilidade de se fazer network, enfim, são infinitas as oportunidades.

Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025 / JCI


4-Onde e como conhecer a JCI e quais são os pré-requisitos para conhecer e se tornar membro desta que é a maior organização mundial na formação de líderes?

R. Cada cidade tem sua Organização local, infelizmente hoje no Sudeste só temos duas que são a de Campos dos Goytacazes e JCI Brasil-Japão em São Paulo. O membro que deseja participar terá que assistir três reuniões consecutivas ou cinco reuniões intercaladas, na sede da nossa OL (Edifício Pioneiro, 7º andar, geralmente às 19 horas). Após ser distintivado, o membro terá que cumprir todas as regras contidas em nosso estatuto e manual de normas.

5-Presidente Glauter, a que levou a fazer parte da JCI e com sua história de vida? Como motivar os jovens para seu crescimento individual?

Todo jovem que buscar fazer parte da JCI tem que saber que essa é uma casa de oportunidades e de desenvolvimento pessoal e profissional. Foi exatamente esse o intuito que me fez estar aqui hoje e também pela oportunidade de promover mudanças positivas na sociedade. Eu nunca pensei em ser apenas mais um dentro da sociedade, queria ser diferente dos demais e na JCI encontrei essa oportunidade de ser lembrado por toda a posteridade. Por fim, termino dizendo que a JCI não é para qualquer um, a JCI é para quem quer, é para quem acredita, afinal de contas, quem diria que um jovem humilde como eu estaria com status de presidente hoje? Obrigado pela entrevista meu amigo e Senador Marco Barcelos.
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025
Posse da nova diretoria da JCI Campos 2025 / JCI
    

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    mabamestrado@gmail.com