A X Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes foi marcada pela eleição dos novos conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura) – no biênio 2025-2027 – e a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público, sendo assumida pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, no lugar de Anna Franthesca de Souza. A conferência terminou no sábado (22) e foi realizada no Museu de Campos.
No final da manhã foi realizada a Plenária Final, conduzida pela Comissão Eleitoral, formada por Ronaldo Júnior (gerente do Sistema Municipal de Cultura) e Andréa Sodré (assessora Jurídica da FCJOL) – representantes do poder público – e Carlos Augusto Souto de Alencar e Fabrício Simões, representando a sociedade civil. Ao final da votação, os eleitos para as 12 Câmaras Técnicas, foram anunciados pela Comissão.
“Nos próximos dias, os novos representantes do poder público, bem como seus respectivos suplentes, serão nomeados, no Diário Oficial, junto dos conselheiros e suplentes eleitos neste sábado e dos restantes”, detalhou a presidente da FCJOL, Fernanda Campos.
COMCULTURA – CONSELHEIROS ELEITOS DA SOCIEDADE CIVIL – 2025-2027
ARTE URBANA Titular: Isadora Queiroz Suplente: Wellington Maciel
ARTES VISUAIS Titular: Fernando Borges Suplente: Simone Alves
AUDIOVISUAL Titular: Victor Van Ralse Suplente: Mateus Gomes Almeida
CULTURA POPULAR Titular: Gerson Moreira Alves Suplente: Maiara Tavares dos Santos
COLETIVOS CULTURAIS Titular: Vita Evangelista de Azevedo Suplente: Simone Gomes Claudino