Festival Internacional Goitacá de Cinema confirma sua segunda edição em 2026
20/09/2025 09:26 - Atualizado em 20/09/2025 09:26
Festival Internacional Goitacá de Cinema
Festival Internacional Goitacá de Cinema / Rodrigo Silveira
O Festival Internacional Goitacá de Cinema, produzido pela Quiprocó Filmes, recebeu a aprovação para a sua segunda edição na Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida popularmente como Lei Rouanet, mecanismo de fomento federal que possibilita a captação de recursos para projetos culturais por meio de incentivo fiscal. A certificação será publicada no Diário Oficial da União, confirmando a aprovação integral do projeto e reforçando sua relevância conceitual e importância para o fortalecimento da produção audiovisual no interior fluminense.

“A aprovação para a segunda edição é um marco essencial para a consolidação do Festival Internacional Goitacá de Cinema. Nosso primeiro evento mostrou que há um interesse enorme por cinema de qualidade em Campos e na região, e agora, com a segunda edição garantida, podemos ampliar ainda mais o alcance do festival, trazendo mais filmes, mais artistas e mais oportunidades de negócios para o audiovisual”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do Festival Internacional Goitacá de Cinema.

Além da Lei Rouanet, o Festival Internacional Goitacá de Cinema está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Criada em 1992, a lei permite que empresas, contribuintes do imposto do tipo ICMS no estado do Rio de Janeiro, patrocinem a produção cultural utilizando o incentivo fiscal concedido pelo Estado.

A certificação do Mérito Cultural do I Festival Internacional Goitacá de Cinema foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 30/04/2025, com resultado da decisão proferida pela Comissão de Avaliação de Projetos - CAP, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - RJ. Com o valor de R$ 1.499,429,98, o projeto foi aprovado integralmente pela Comissão de Avaliação de Projetos, reforçando a sua relevância conceitual e a sua importância para o interior do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2026, o Festival Internacional Goitacá de Cinema - que celebrou Zezé Motta em 2025 - irá homenagear o ator Tonico Pereira, também nascido em Campos.

Além das exibições de filmes nacionais e internacionais, o evento oferecerá novamente um Programa de Formação, com oficinas; o Cine Market Goitacá, evento paralelo dedicado ao desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, com debates, conferências e palestras. Em sua segunda edição o projeto será incrementado com a ampliação da exposição “Campos é uma Cidade de Cinema”, que contará com uma proposta educativa.

Reconhecida por sua vocação cinematográfica — foi em Campos que ocorreu a primeira exibição pública de um filme brasileiro — a cidade se consolida cada vez mais como polo de exibição, produção e fomento audiovisual no interior do Estado do Rio de Janeiro. O Festival Internacional Goitacá de Cinema é idealizado e produzido pela Quiprocó Filmes, com patrocínio de empresas incentivadoras, e conta com parcerias culturais, educacionais e de mídia.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS