Foram escolhidos, na noite dessa quarta-feira (5), os candidatos que vão participar do concurso Beleza Negra 2025, evento realizado pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Das 60 pessoas que se inscreveram, 14 moças e 6 rapazes vão participar do desfile no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, no Teatro Municipal Trianon, a partir das 18h.
A seleção foi feita por uma banca montada pela SIRH, que foi composta pelos fotógrafos Binho Dutra e Bruno Guedes, e pela assistente social Mannu Ramos. Os selecionados se juntarão aos casais classificados em etapas anteriores de 2025, sendo 6 meninas e 4 meninos. Para o subsecretário Gilberto Totinho, o Beleza Negra não é apenas um concurso, mas um evento de empoderamento e combate ao racismo.
“O concurso Beleza Negra, que é tradicional em nossa cidade, é apenas uma das vertentes importantes no combate ao racismo, porque os participantes mostram coragem e atitude diante do enfrentamento às discriminações sofridas no dia a dia por causa do racismo estrutural. Com certeza levaremos um lindo espetáculo ao Trianon, como aconteceu nas edições anteriores”, disse.
O Concurso Beleza Negra 2025 faz parte da programação do Novembro Negro, mês dedicado à promoção da igualdade racial, à valorização das identidades negras e ao combate a todas as formas de racismo. O evento segue o calendário de atividades da SIRDH na promoção da igualdade racial na cidade. Na edição do ano passado, a cuidadora de alunos Vanessa Silva, de 25 anos, e o bartender Éverton Augusto da Silva, de 26, foram os grandes vencedores do concurso Beleza Negra 2024.