Marco Antônio Rodrigues: empenho na produção de caricaturas para Galeria Ilustrada
Dora Paula Paes 06/12/2025 07:11 - Atualizado em 06/12/2025 07:11
Divulgação/Foto: Antônio Cruz
Para a inauguração da “Nova Galeria Ilustrada dos Eternos Presidentes”, da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), agendada para o dia 7 de janeiro de 2026, o arquiteto, jornalista e cartunista Marco Antônio Rodrigues está a todo vapor. Ele vem se dedicando com afinco à arte de caricaturar os rostos dos atuais e ex-presidentes da Fundação. O projeto coroa o aniversário de 64 anos da instituição em Campos.
Marco Antônio está animado com essa missão. Segundo ele, a nova galeria é para criar um registro vivo e afetivo da memória institucional; oferecer uma perspectiva artística inovadora, complementando a galeria tradicional de fotografias; e celebrar os líderes que moldaram a história da instituição.
Reprodução

— Pensamos em um projeto que transcende o registro fotográfico e permite ao público contemplar a personalidade e a força de quem contribuiu para a educação médica — salienta o artista que tem no portfólio a ilustração de grandes personalidades.
O cartunista lembra com carinho de Ayrton Senna, Ronaldinho Gaúcho, Rivelino e outros tantos nomes de artistas, esportistas, políticos, empresários e amigos. “Agora, chegou o momento desses médicos que fizeram história frente a Fundação Benedito Pereira Nunes”, reforça.
De 1961 para cá, vários foram os nomes que passaram pela presidência, como Osvaldo Luiz Cardoso de Melo, (de 1961 a 1965), Geraldo da Silva Venâncio, (de 1966 a 1991), Elpídio Manhães, (de 1991 a 1994), Nilson Bastos Guitton, 1994, Makhoul Moussallem, (de 1994 a 1997), Marcos Bruno (de 1997 a 2000) Wilson Paes, (de 2000 a 2006), Jair Araújo Júnior, (de 2006 a 2010), Almir de Jesus Nascimento, (de 2010 a 2013), Marcio Sidney Pessanha de Souza (2013 a 2022).
Atualmente, a FBPN é presidida pelo médico Geraldo Venâncio e é mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), do Hospital Escola Álvaro Alvim e do Centro de Saúde Escola Custodópolis.
Na história da Fundação, quando inicialmente instituída Fundação Policlínica Maternidade de Campos, a FBPN chegou a mudar de nomenclatura em 1946 para Fundação Policlínica, Maternidade e Hospital Infantil de Campos e só em 7 de janeiro de 1962 passou à nomenclatura atual.
Durante horas em seu cavalete, o artista tem se dedicado ao trabalho. Lápis de variadas cores, papel, molduras compõem a elaboração do trabalho. Porém, não é simplesmente, sentar e desenhar. A arte da caricatura tem história. A palavra, inclusive, vem do italianocaricare, que significa“carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção”. Ela surgiu no século XVII com o pintorAgostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com caricaturas dos tipos populares da sua cidade.
Na Escola de Bologna, por exemplo, outros artistas também se destacaram como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi(1674-1755) foi, inclusive, um dos primeiros a dedicar-se quase que integralmente à realização de caricaturas.
A iniciativa de Marco Antônio, através da Galeria Ilustrada, também abre espaço para patrocínios, com investimento de marcas em memória, cultura e arte. O Grupo Folha de Comunicação é um dos apoiadores.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS