Júlia Alves
24/10/2025 10:31 - Atualizado em 24/10/2025 19:34
Asflucan celebra 80 anos com VIII Seminário da Cana-de-açúcar
/
Júlia Alves
Para marcar os 80 anos da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), foi realizado o VIII Seminário da Cana-de-Açúcar nesta sexta-feira (24), no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos. O evento reuniu produtores, empresários e especialistas para debater o futuro da cana no Norte Fluminense. A programação, iniciada às 8h, contou com palestras, painéis técnicos e apresentação de uma nova colhedora.
O seminário aconteceu no auditório Aldo Alves Peixoto e a abertura oficial contou com a presença das autoridades: o presidente da Asflucan, Tito Inojosa; o representante da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminenses (Cooplanta) e da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Paulo Bastos; o representante da Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Edson Faes; o representante da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal e o representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura, Wellington Pereira.
Antes, havia sido realizado o cadastramento e, em seguida, foi servido o coffee-break para os convidados.
Tito Inojosa, Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) com a plantadeira nova apresentada no evento
/
Júlia Alves
O presidente da Asflucan, Tito Inojosa, destacou o orgulho em comemorar essa marca sob o comando da associação. Ele ainda ressaltou a programação do evento com participação de entidades para agregar o conhecimento da produção de cana e outros temas relevantes.
“A parte principal que trazemos no evento são as novas tecnologias. Os cinco maiores pesquisadores de variedade de cana estão aqui nesse evento. Cada um vai falar da sua variedade e são muitas entidades. Estamos com o Comitê do Baixo Paraíba falando sobre a adição de água dos canais, o projeto da Ana junto com o comitê. O Cidennf vai falar sobre a questão do semiárido. Vamos discutir vários outros assuntos técnicos durante o evento. É muito importante que os produtores de Campos se conscientizem disso. Eles têm que começar a usar as tecnologias novas para podermos aumentar a produção da nossa região e tentar recuperar um bocado do nosso volume de cana produzido, que está muito baixo. Nós tivemos uma quebra de safra esse ano de 600 mil toneladas de cana em relação à seca e perdemos próximo de 20 mil cabeças de boi no Norte e Noroeste. Esse é um problema muito sério e estamos trabalhando para tentar reverter o veto do presidente no Senado. Já tem um trabalho político da Feplana para a gente tentar reverter isso", disse.
Durante o evento, Tito fez um agradecimento aos presidentes anteriores e aos diretores da Asflucan como reconhecimento do trabalho prestado que fez a entidade chegar aos 80 anos. Ele destacou também a importância da associação e o trabalho com a limpeza dos canais.
“A Asflucan sempre teve um papel muito relevante na defesa do fornecedor de cana. Sempre brigando para defender a questão de preço. Hoje quem faz o preço é a Asflucan, através do Cosecana Rio, que é usado e baseado no mercado de açúcar e alta comercialização dos volumes que vai para dentro de uma fórmula. É uma adaptação do Cosecana de São Paulo que o Brasil todo adaptou. Nós temos dois tratores fazendo preparo de solo para os produtores, onde eles têm que pagar o operador. Temos aqui essas duas máquinas que limpam os canais e já limparam mais de 500 quilômetros, beneficiando os produtores e a nossa cidade. Com essas chuvas fortes está descendo a água e está secando mais rápido. Mas quando cai 200, 300 milímetros em uma hora não tem drenagem que dê vencimento. E além do problema do volume de esgoto dentro dos canais”, comentou.
A Feplana é uma instituição de 82 anos que trata das políticas públicas para as associações e foi representada no evento pelo Paulo Leal. Em sua apresentação, especialista falou sobre a política atual do setor sucro energético. Durante entrevista, Paulo destacou alguns projetos importantes que poderiam ser implementados para o Rio de Janeiro.
Paulo Leal representante da Feplana
“A questão varietal vai estar em tema durante o dia inteiro, são os melhores especialistas não só do Brasil, como também do mundo, estarão aqui hoje presentes. A curadoria do evento foi feita a dedo, escolhendo as melhores pessoas de pesquisa que existe no Brasil. De antemão, a gente já parabeniza a todas as pessoas, os diretores que fizeram esse evento dos 80 anos. Eu vou apresentar relatos de alguns projetos de leis que estamos fazendo em benefício do produtor. Fizemos recentemente o Renovabio e o atualizamos no final do ano. Também tem dois projetos para o Rio de Janeiro que seriam um de subvenção a exemplo do que está acontecendo no Nordeste e também um projeto do semiárido Campos seria incluída. Esse projeto pode trazer grandes benefícios especialmente para as limpezas de canais”, destacou.
Paulo Henrique Borgati Crisostomo, diretor da UFRRJ
/
Júlia Alves
O diretor da UFRRJ, Paulo Henrique Borgati Crisostomo, falou sobre a parceria entre a universidade e a associação, além de destacar o papel da Asflucan promovendo apoio aos produtores e o desenvolvimento da região.
“A gente sabe a importância da cana e há muitos anos já é a planta mais cultivada na nossa região. Tem a importância dela, gera empregos direta e indiretamente, então é um setor muito forte. A Asflucan tem essa parte de estar auxiliando e desenvolvendo os produtores, tendo acesso aos materiais junto com a universidade. A universidade está aberta a dar esse suporte e fomentar a região. Parabenizamos a Asflucan pelos 80 anos, uma associação muito forte que está há tantos anos lutando, passando pelos momentos bons e ruins do setor. Temos que valorizar as pessoas que fazem pela nossa região. As instituições públicas que trabalham pela nossa região e fornecem conhecimento, ciência e o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou.
Edson Faes, representante do Cidennf
/
Júlia Alves
Edson Faes abordou as parcerias estão sendo feitas no evento e que inovações tecnológicas estão sendo implantadas no setor para somar e fazer com que a região volte a ter produção canavieira, de etanol e de açúcar.
"O objetivo principal do evento é despertar no produtor de cana-de-açúcar principalmente essa nova vontade e esse novo horizonte que está sendo aberto em função dessas novas tecnologias. O Cidennf é parceiro de todas as entidades de interesse no alavancamento do desenvolvimento regional, estamos falando de 21 municípios que fazem parte desse consórcio público de desenvolvimento. E, quando se fala em desenvolvimento, a gente tem que computar essa área agro, que é uma coisa nata da região", disse.
Paulo Bastos, representante da Asflucan, Cooplanta e Coagro
/
Júlia Alves
O bisavô de Paulo Bastos foi um dos fundadores da associação. Hoje, além de representar a Coagro e a Cooplanta, ele também representa a Asflucan. Paulo destaca os benefícios que o evento proporciona para empresários, produtores e entidades.
"É com muito orgulho que a gente está realizando esse seminário que a gente faz todo ano para o produtor, mas esse ano, especialmente, completando os 80 anos. A importância do evento é trazer as tecnologias para os produtores, fazer o network, o conhecimento e a amizade, que eu acho que é importante também, e fazer com que os produtores se atualizem tecnologicamente, isso que eu acho que é o maior objetivo, e dar sustentabilidade à associação para que possa se perpetuar, como já tem 80 que possa fazer mais 80”, comentou Paulo.
Júlia Alves
Adriano Siqueira é produtor rural. Ele produz cana-de-açúcar, banana, aipim e outros. Ele falou sobre o apoio da Associação e comentou sobre melhorias que ainda precisam ser feitas.
“Esse evento é muito bom para nos deixar atualizado com a tecnologia, o avanço da pecuária e as novidades da cana. A Asflucan também ajuda muita gente com a limpeza dos rios e dá um suporte grande. Mas ainda precisa melhorar muita coisa, as estradas, as limpezas de rios. Precisa ter mais máquina também porque isso está dificultando um pouco a produção aqui na baixada”, relatou o produtor.
Wellington Pereira, representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural
/
Júlia Alves
Representando a Secretaria Municipal de Agricultura de Campos, Wellington Pereira falou da relevância de uma das principais responsáveis pela geração de empregos, renda e inovação tecnológica na área.
"É com grande satisfação que participamos desse seminário de cana-de-açúcar. A cana tem um papel fundamental na economia e no desenvolvimento sustentável do nosso país. Ela é responsável não apenas pela produção de açúcar e álcool, fonte de energia limpa e renovável, mas também pela geração de bioenergia, bioprodutos, geração de empregos, renda e inovação tecnológica em diversas regiões do país. Esperamos que possamos, nesse seminário, compartilhar experiências e apresentar novas soluções para o aumento da produção. Produtividade, sustentabilidade e fortalecimento da cadeia produtiva em nossa região. Desejamos a todos um evento produtivo e de muito aprendizado", declarou.
Júlia Alves
A Secretária de Agricultura de São João da Barra (SJB), Fabiana dos Santos Silva, esteve presente no evento acompanhada do subsecretário Dyemmes Viana Souza. Fabiana contou que espera que através do network propostas e convênios sejam conquistados para o município de SJB.
"A gente está vindo hoje nessa reunião a fim de conquistar algumas propostas e convênios futuros. Vamos alinhar os projetos futuros para o nosso município, talvez com a cana-de-açúcar, porque sabemos que bastante gente já planta tanto para caldo quanto para os animais. E a Asflucan também, que tem esses equipamentos para a limpeza de rio. Então a gente vai, no futuro, tentar fazer uma parceria para o nosso município", comentou.
O seminário foi realizado pela Asflucan, em parceria com a Cooplanta e da Coagro, contou com o apoio da Prefeitura de Campos, Feplana, Cidennf, UFRRJ, Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumo do Norte Fluminense (Assinf) e Sociedade de Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil - Regional Leste.