Barra Mansa é afastado da Série B2 por suspeita de manipulação; Goytacaz pode ser beneficiado
Maria Laura Gomes 30/10/2025 17:11 - Atualizado em 30/10/2025 17:19
Divulgação

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) anunciou, nesta quinta-feira (30), o afastamento do Barra Mansa da Série B2 do Campeonato Carioca, equivalente à quarta divisão, por suspeita de manipulação de resultado. Com a decisão, o Goytacaz pode ser beneficiado com vitória por W.O., caso o clube não dispute as próximas partidas.

O jogo sob investigação foi entre Paraty e Barra Mansa, pela 8ª rodada, encerrado em 2 a 1 para o time do litoral, no último domingo (26). Segundo a FFERJ, há “provas claras e contundentes” de que o resultado foi manipulado para obtenção de ganhos ilícitos em apostas. O relatório de integridade, elaborado pela empresa Sportradar, apontou que apostadores sabiam previamente que o Barra Mansa perderia o primeiro tempo por dois gols de diferença.

Com o afastamento, o clube, atual vice-lanterna com dois pontos, deixará de disputar as partidas contra Santa Cruz-RJ, Goytacaz e Rio de Janeiro, o que deve render três pontos a cada adversário. O Goytacaz, atualmente em sexto lugar com sete pontos, pode subir na tabela e se aproximar da zona de classificação.

Em nota, o Barra Mansa afirmou receber a decisão “com tristeza”, disse estar reunindo provas de sua inocência e destacou que a suspensão é temporária, até que o caso seja analisado pelo Tribunal de Justiça Desportiva.
Confira a nota:
"A diretoria do Barra Mansa Futebol Clube recebe com profunda tristeza a notícia do afastamento da equipe do Campeonato Carioca Série B2 de Profissionais, em decorrência da derrota no último domingo, diante do Sociedade Esportiva Paraty, pelo placar de 2 a 1.

O clube informa que já está adotando todas as medidas cabíveis para comprovar sua inocência e buscar o retorno imediato à competição.

Na segunda-feira, logo após a partida, dois atletas foram dispensados, por decisão unilateral da diretoria, como parte das providências internas adotadas.

O Barra Mansa FC mantém um contrato de gestão com um empresário aprovado pela diretoria com base na confiança e na idoneidade do gestor, fundamentada em seu histórico de atuação em outros clubes do Estado do Rio de Janeiro e em sua colaboração junto à própria Federação, onde exerce a função de delegado em algumas partidas. Ressalta-se que o referido contrato de gestão foi devidamente registrado na Federação, e no momento encontra-se suspenso, até que haja conclusão da ocorrência.

Importante destacar que não há, até o momento, qualquer processo ou inquérito instaurado contra o clube. A medida adotada pela FERJ trata-se de uma suspensão temporária do direito de atuar, com o objetivo de permitir que o Barra Mansa FC preste todos os esclarecimentos necessários. Após essa fase, será decidido se o caso seguirá para inquérito, processo disciplinar ou anulação dos atos.

O Barra Mansa Futebol Clube responderá dentro do prazo estabelecido, apresentando toda a documentação necessária e as provas de sua idoneidade.

A diretoria reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito às normas esportivas, confiando que a verdade prevalecerá".
Com informações do GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS