Sem comida e amarrados, animais são resgatados em casa de Campos
Rafael Khenaifes 04/04/2025 09:20 - Atualizado em 04/04/2025 16:32
Animais resgatados
Animais resgatados / Divulgação
Cães e gatos alvos de maus-tratos foram resgatados em uma ação conjunta entre a Polícia Civil da 134ª DP/Centro e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, na quinta-feira (3). Os animais estavam em um imóvel inabitável, na rua Augusto Bessa, no bairro Turfe Clube. Em menos de uma semana, esse foi o segundo caso de recolhimento de animais. No Parque Rio Branco, em Guarus, foram encontrados pelo CCZ equinos e bovinos. Vale ressaltar que abril é o Mês de Prevenção contra a Crueldade Animal.

De acordo com a polícia, uma denúncia apontou o crime, no imóvel no Turf. No local, os animais estavam sem alimentação, amarrados e, ainda no local, um pote de água com larvas foi encontrado. Foi constatado também que um dos animais teria morrido recentemente na casa.

Os animais foram encaminhados para o CCZ e a ocorrência foi registrada na delegacia. Nenhum responsável pelos animais foi localizado.
 
Vídeo:

Dentro de ações de política pública, o CCZ informou que está trabalhando para atender denúncias de moradores sobre animais soltos em vias públicas. Além de oferecer risco de acidentes, esses animais, que são recolhidos por um caminhão, também podem transmitir zoonoses. O resgate ocorre através do Setor de Controle de Médios e Grandes Animais.

O órgão municipal, em paralelo, promove no momento a campanha Abril Laranja contra a crueldade animal. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado e respeito com os animais, além de incentivar denúncias de maus-tratos.

Neste sábado (5) será realizada a Caravana Pet, das 15h às 17h30, na praça do Jardim Flamboyant. Na ação, que é realizada por meio de parceria público-privada, haverá feira de adoção de cães e gatos, vacina antirrábica, distribuição de amostras grátis de ração, brincadeiras e muito mais.

O diretor do CCZ Campos, Carlos Morales, afirma que as ações serão intensificadas, mas que, assim como durante todo o ano, seguirão sendo realizadas periodicamente. “Temos uma obrigação com os animais, não podemos abandoná-los à própria sorte. O município tem nos dado subsídios para um tratamento digno para esses animais”, destacou.

Maus-tratos a animais, como abandono, agressões e negligência, são crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. (R.K.) (R.K.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS