Governo Federal anuncia concurso com 3.352 vagas em 35 órgãos
30/04/2025 18:53 - Atualizado em 30/04/2025 18:54
Hevertton Luna
A segunda edição do CNU vai ofertar 3.352 vagas, no total (sendo 2.844 para nível superior e 508 para nível intermediário). Serão 2.180 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados. As vagas estão distribuídas em 35 órgãos.
Os cargos serão agrupados em 9 blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência. O concurso vai focar mais uma vez na democratização do acesso ao serviço público, com a aplicação das provas em 228 locais, em todo o Brasil.
No CNU 2 haverá dois dias de aplicação de provas. O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.
Já no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas. Dessa vez, no entanto, somente os candidatos habilitados na 1ª fase e convocados para essa segunda fase do concurso, realizarão as provas.
A convocação para a segunda fase contemplará os candidatos aprovados em até 9 vezes o número de vagas de cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirmou o compromisso e esforço do governo federal em construir um serviço público com a cara do Brasil.
“O CNU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos à população está ancorada nas pessoas que fazem o nosso Estado funcionar no SUS, nas escolas, na segurança pública, no licenciamento e na proteção ambiental, na assistência social, enfim, em todas as áreas”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck.
Cronograma previsto
Confira abaixo as datas previstas para o CNU 2:
Edital e inscrições: Julho/25
Prova objetiva: 05/10/25
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 07/12/25
Divulgação dos resultados: fevereiro/26
Com informações do Min. de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS