Polícia Militar inaugura sala SOS Mulher em Campos nesta sexta-feira
09/05/2025 14:34 - Atualizado em 09/05/2025 20:22
Sala SOS Mulher
Sala SOS Mulher / Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Polícia Militar vai inaugura, às 15h desta sexta-feira (9), a Sala SOS Mulher da 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (6ª DPJM), localizada no Turf Club, em Campos. A nova estrutura estará à disposição dos cidadãos para o recebimento de eventuais denúncias relativas ao cometimento crimes contra mulher por parte de policiais militares e também sobre crimes cometidos contra as policiais militares.

Através de sua área correcional – composta pela Corregedoria Geral da Corporação e suas sete DPJMs – a instituição tem voltado as atenções à prevenção e ao combate aos crimes específicos em relação à mulher, como explica o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, que estará pessoalmente na inauguração.

— A implementação da Sala SOS Mulher na sede da 6ª DPJM representa um grande avanço no compromisso da nossa corporação de combater a violência de gênero, como política estratégica de segurança pública. Esse compromisso de enfrentamento segue duas direções: uma está voltada para a sociedade em geral e a outra para o nosso público interno.
Para reverter os índices inaceitáveis de violência doméstica na sociedade fluminense, criamos, há quase seis anos, o programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida e agora estamos avançando diante das demandas internas — explica o secretário.

Ainda nesse contexto, a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida da Polícia Militar foi criada em 2019 e conta com 49 equipes especializadas, que já atenderam 105 mil mulheres em situação de vulnerabilidade e efetuarem 769 prisões de agressores que não respeitaram as medidas protetivas expedidas pela Justiça.

A Polícia Militar também elaborou um aplicativo para socorrer mulheres vítimas de violência doméstica, disponível gratuitamente nas plataformas IOS e Android. O app Rede Mulher conta com um botão do pânico, que permite o acionamento emergencial do 190 eletronicamente. A plataforma também possui o “modo camuflado” - uma função útil e que protege a vítima contra possível retaliação dos agressores. Além disso, a mulher poderá cadastrar uma rede de apoio com contatos de pessoas que possam socorrê-la durante uma situação de emergência.


Serviço:
- Data: 9/5
- Horário: 15h
- Local: 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (6ª DPJM) - Rua Riachuelo, nº 479 - Parque Turf Club, Campos dos Goytacazes, RJ.
- O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, estará presente no evento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS