Lançadas há quase dois anos, obras de melhorias serão retomadas nas Vilas Manhães e Menezes
Há quase dois anos do lançamento, as obras do Bairro Legal nas Vilas Manhães e Menezes serão retomadas após paralisação neste ano para a readequação do projeto. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Campos na última quinta-feira (18) e renovou a expectativa dos moradores da região que pedem por melhorias há tempos para viver com dignidade. Até o momento da publicação desta reportagem, não foi informada a data prevista para o reinício das obras.
O serviço que integra o programa Bairro Legal do município contará com a realização de obras de infraestrutura completa; redes de água potável; coleta de esgoto; galerias pluviais para coleta de água das chuvas; pavimentação das ruas e calçadas; além da iluminação na tecnologia LED. A retomada nas obras acontecerá após articulação do prefeito Wladimir Garotinho com o Governo do Estado, para que a parte deles fosse realizada.
Lançadas em dezembro de 2023, a notícia das obras foi recebida com muito entusiasmo pelos moradores dos bairros que sonham com melhoria de vida há muito tempo. Em seguida, as obras foram iniciadas, mas, neste ano, sofreram paralisação para readequar o projeto e seguir as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), conforme informado pelo Governo do Estado.
Marta do Amaral mora em Vila Menezes há mais de 30 anos e relata que o seu desejo é ter um bairro bonito e digno para viver.
“Queria que ficasse um lugar melhor e bonito, com tudo asfaltado, com água e esgoto. É um sonho da gente, né? Esses dias eu e o mototáxi caímos por causa dos buracos, nos machucamos. Quando chove, aqui fica uma lama. No ônibus a gente balança tanto que parece que ele vai virar. É um problemão que temos aqui. É prejuízo para o carro das pessoas. Meu filho mesmo mora em Goytacazes e nem está vindo muito, porque a rua com esses buracos vai acabando com o carro dele. A gente está orando a Deus para que essa obra saia, né?
Ela conta que não acreditou quando soube que as obras seriam retomadas e ressalta que essas melhorias devem ser feitas para evitar o aumento de doenças devido a poeira no local.
“Eu ainda não estou acreditando, só vou acreditar mesmo quando eu ver as máquinas andando por aqui. É muita poeira também que está trazendo doenças para a gente, como bronquite, sinusite. Tanta coisa que essa poeira traz e a gente vive gripado. Fora casa que nada para limpo mais. Temos comércio também e fica tudo. Fica desagradável. As pessoas chegam e ao menos estão sabendo que tem obra, mas toda hora a gente tem que ficar limpando. Vamos esperar em Deus que essa obra chegue mesmo, que não seja um sonho. Que vire realidade”, relatou Marta.
Já o dono de um comércio, que não quis se identificar, conta que tem dificuldades para passar por esses bairros todos os dias devido às condições da rua.
“A situação está um caos. Eu passo pela Vila Manhães sempre por conta do meu comércio aqui na Vila Menezes. Assim, a rua da minha loja até está mais tranquila, mas lá na frente está muito ruim. Até mesmo quem vem da Penha para o Jóquei ou ao contrário, precisa passar por essas ruas e corre risco de sofrer prejuízo nos veículos. As obras estão paralisadas e só dá poeira, buraco e o caos total”, comentou.
A reportagem da Folha esteves nos bairros e conferiu as ruas esburacadas, inclusive as asfaltadas, e também ruas desniveladas, além da alta vegetação em diversos pontos das Vilas, que também são propícias para a proliferação de doenças e aumento da presença de animais, devido ao descarte irregular e acúmulo de lixo na região.
Em contato com a prefeitura, o município informou que como as obras são do estado, as informações sobre prazo de retomada e finalização é com eles. A Folha também contatou o Governo do Estado para saber a data prevista para reinício das obras, mas até o momento, não obteve retorno.