Após bebê em Campos, ataque de pitbull é registrado em São João da Barra
22/10/2025 08:12 - Atualizado em 22/10/2025 12:50
Ataque de cães a galinhas
Ataque de cães a galinhas
Outro ataque envolvendo cães da raça pitbull foi registrado na região. Desta vez, dois cachorros foram flagrados atacando galinhas em uma propriedade particular de São João da Barra. O caso aconteceu uma semana após um bebê de 10 meses ser atacado por um pitbull em Baixa Grande, na Baixada Campista. Outros ataques de cachorro também foram registrados em Campos.
Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que dois cães da raça pitbull invadem uma propriedade particular em São João da Barra e atacam galinhas. Pelo menos oito aves foram mortas pelos cachorros. O ataque aconteceu na tarde dessa segunda-feira (20).
O local onde ocorreu o ataque fica ao lado de uma creche municipal, no bairro Carrapicho, em Atafona, o que tem aumentado o temor dos moradores quanto à segurança de quem circula pela área. De acordo com o site sanjoanense Parahybano, que publicou as imagens nas redes sociais, moradores dizem que os ataques têm sido recorrentes e vêm causando transtornos à comunidade.
A proprietária da residência e das galinhas, Augusta Amaral, contou que essa foi a primeira vez que houve ataque de cachorro no local. Ela ainda relatou o acontecido e destacou que por pouco seu marido não foi surpreendido pelos cães, porque ela havia acabado de chamar o marido para almoçar.
“Eu fui na cozinha, ouvi um barulho, olhei e os dois cachorros estavam na varanda matando meus pintinhos. Eu fui enxotando eles e estufaram o peito para mim, estavam até babando. Joguei a vassoura neles e gritei por meu esposo. Nisso que ele veio e eles fugiram. Fomos olhar no quintal, estava tudo espalhado, os galos e galinhas todas mortas no galinheiro. Eles atacaram justamente onde meu esposo estava. Eles rasgaram a tela e passaram. Se meu esposo estivesse ali, eles iam atacar também. Meu esposo teve um AVC, então ele tem umas limitações. Se ele caísse ali, não ia conseguir levantar. Não posso nem imaginar o que poderia ter acontecido. A única coisa que eu sei é que o dono do pitbull não apareceu até hoje”, relatou Augusta.
Ela ainda contou que o cachorro branco conseguiu fugir. Já o cachorro malhado foi preso em um terreno ao lado por um vizinho. Augusta disse que foi denunciada por maus-tratos e ressalta que não foi ela quem prendeu o cachorro, e reforçou também que ele está sendo alimentado e hidratado por uma vizinha. Ela disse que a polícia foi até a residência dela para conferir a denúncia e que ela ainda irá na delegacia para fazer o registro do ataque.
“A polícia ontem à noite esteve na minha casa dizendo que recebeu uma denúncia que eu estava maltratando o animal, deixando preso sem comida e sem água. Primeiro que o animal não é meu. Segundo, eu não amarrei cachorro nenhum. Terceiro, eu também não vou dar comida, não vou chegar perto do bicho, porque eu tenho medo. A vizinha que está dando comida e água [...] o caso não foi registrado ainda, eu vou hoje lá registrar”, comentou Augusta.
Até o momento não há informações sobre a identidade dos donos dos cães. Em nota, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de SJB reforçou que ocorrências como esta devem ser denunciadas às autoridades policiais para as devidas investigações e possíveis responsabilizações. 
Bebê - Na terça-feira da semana passada (14), o bebê José Henrique Monteiro, de apenas 10 meses, foi atacado por um pitbull em Baixa Grande. Ele foi socorrido em estado gravíssimo para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde ficou internado por dois dias e não resistiu vindo a óbito na quinta-feira.
No dia do ataque, outra criança de 2 anos, que seria irmão de José Henrique, e uma mulher de 29 anos, que seria a babá, também ficaram feridos, mas sem gravidade.
Outro - Também na terça-feira da semana passada, um cachorro atacou uma mulher que passeava com seu pet no Parque João Maria. O caso aconteceu na Travessa Colombo Paravidino.
A mulher de 44 anos foi socorrida para o HFM com lesões no couro cabeludo. Ela permanece internada no hospital. (M.M.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS