Rafael Khenaifes
28/11/2025 17:11 - Atualizado em 28/11/2025 20:17
Foto: Reprodução
Uma mulher danificou uma agência do banco Itaú de Goytacazes, na Baixada Campista, na última quarta-feira (26). Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Sindicato dos Bancários de Campos mostra o momento da confusão e quebra-quebra. De acordo com o sindicato, a mulher tentava sacar o pagamento do marido que estava no nome de uma filha. Sem conseguir receber o dinheiro, ela começou a gritar, a empurrar cadeiras e arremessar móveis. Por fim, a filha compareceu à agência e fez o saque.
Ainda segundo o Sindicato dos Bancários, não havia segurança na agência no momento da confusão. A bancária do Itaú e diretora sindical, Érica Maciel, explicou que, diante do tumulto, os funcionários acionaram imediatamente os alarmes que conectam a agência ao centro de segurança do banco. “O procedimento seguido foi acionar os alarmes do centro de segurança para que a polícia fosse acionada, mas quando a viatura chegou, a cliente já havia ido embora”, relatou.
O presidente do sindicato, Rafanele Alves Pereira, alerta que a ausência de portas giratórias, somada a ausência de vigilantes, coloca todos em risco. “Imagina se um cliente está armado em um momento de surto como esse?”, questionou o presidente.
"Este não é o primeiro episódio de violência dentro das agências bancárias e a redução do atendimento presencial não pode ser usada como justificativa para negligenciar a segurança de funcionários e clientes. Enquanto os bancos reduzem gastos mesmo com altos lucros, todos ficam vulneráveis e o risco só aumenta. Além disso, em um cenário de aumento de doenças relacionadas à saúde mental, situações como essa escancaram a tensão do ambiente de trabalho bancário", disse o sindicato por meio de nota.
Também através de nota, o Itaú Unibanco disse que "lamenta o ocorrido na unidade 6130 e informa que acionou a polícia assim que identificou a situação. O banco reforça ainda que não houve danos estruturantes na agência e que a unidade segue em operação normal".