Ingrid Silva
01/12/2025 12:39 - Atualizado em 01/12/2025 12:46
Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado com programação na Associação Irmãos da Solidariedade
/
Divulgação
Nesta segunda-feira (1º), o Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado no país e também em Campos, com o aniversário dos 37 anos de fundação da Associação Irmãos da Solidariedade, que é a única casa de apoio aos portadores do vírus HIV/Aids do interior do Estado do Rio. Durante a manhã, a instituição preparou um café da manhã para os residentes e contou ainda com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira. Na sede também está montada uma tenda com distribuição de preservativos e apresentação de filmes informativos para a população do bairro.
Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado com programação na Associação Irmãos da Solidariedade
/
Divulgação
Ainda na programação, a associação receberá alunos da escola técnica federal de enfermagem, momento em que acontecerá uma palestra ainda na tarde desta segunda. A casa possui 40 leitos lotados e busca conscientização sobre o assunto, além de lutar contra o preconceito contra os portadores do vírus.
A presidente da entidade, Fátima Castro, falou sobre os 37 anos da casa, além de reforçar a busca pela conscientização.
“Essa é a nossa luta que já dura há 37 anos, tentando conscientizar, tentando falar das infecções sexualmente transmissíveis, que as pessoas pensam que acabou, mas não acabaram, porque não é muito propagado, não existe uma campanha, não existe nada voltado para esse assunto, para esse tema do preconceito principalmente, de usar camisinha, de usar preservativos. A gente vai, aqui em Campos, lá na instituição, fazendo esse trabalho de formiguinha, de estar amparando, acolhendo, de estar dando voz às pessoas que não podem e assumindo esse papel”, explica.
Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado com programação na Associação Irmãos da Solidariedade
/
Divulgação
De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em 2024 ocorreram cerca de 1,3 milhão de infecções em todo o mundo, totalizando mais de 40 milhões de pessoas contaminadas pelo vírus.