Homem que quebrava carros e ameaçava pessoas na Pelinca é morto pela Polícia após tentar ferir agente
Um homem, ainda não identificado, foi morto em plena luz do dia na região da Pelinca, próximo ao Banco do Brasil, em Campos. Agentes da Operação Segurança Presente, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão no local. Segundo a PM, ele estava quebrando carros e ameaçando pessoas com objeto cortante na área e tentou ferir um policial, quando foi neutralizado por um agente. O caso foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (10).
Segundo informações de testemunhas no local, o homem seria uma pessoa em situação de rua. Ele teria quebrado pelo menos quatro carros na área da Pelinca.
O capitão da segurança, Luciano Tavares, afirmou que o homem morto pela polícia já estava causando diversos transtornos na região antes da abordagem. Segundo ele, o suspeito havia quebrado lojas e veículos e estava armado, o que motivou o acionamento da equipe.
“Esse rapaz estava alterado e já tinha quebrado algumas lojas e alguns veículos. E uma pessoa chamou a nossa guarnição informando isso, porque ele estava armado com uma faca e quebrando tudo. O policial veio no calço dele e deu ordem de parada, mandou ele parar e largar a faca, mas ele não parou e partiu para cima do policial. O policial não viu outra alternativa que não tenha sido efetuar os disparos de arma de fogo. Ele caiu ao solo e o policial recolheu o material. Ele estava com martelo e com objeto metálico, bem pontiagudo, parecido com a faca mesmo. Infelizmente ele acabou vindo a óbito”, relatou.
Tavares afirmou ainda que, pelas imagens analisadas preliminarmente, não houve irregularidade na conduta policial.
“A princípio, eu olhei as imagens das câmeras e o policial agiu de forma técnica, dentro da legítima defesa. Toda a ação foi filmada, foi gravada e depois pode ser questionada, pode ser analisada. Se houve algum excesso, o policial vai ser responsabilizado. Mas a princípio, em uma análise preliminar, o policial agiu dentro da técnica e totalmente dentro da legalidade na legítima defesa, resguardando a integridade física dele no momento que o rapaz partiu para cima”, disse.
O capitão também informou que uma pessoa inocente acabou sendo atingida de raspão na hora do ocorrido, enquanto passava pelo local, mas afirmou que ela passa bem e não corre nenhum risco de vida. Já o policial envolvido na ocorrência não se feriu.
O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.