Entregue como concluída, obra do Hospital Manoel Carola, em SFI, segue sem condições de funcionamento, aponta vistoria
18/12/2025 16:07 - Atualizado em 18/12/2025 18:42
  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação


A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana divulgou que vem acompanhando de perto, desde o início do ano, a situação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da enfermaria do Hospital Municipal Manoel Carola. De acordo com a pasta, logo nas primeiras ações da atual gestão, uma vistoria técnica apontou que os espaços, embora entregues como concluídos pela gestão anterior, não reuniam condições reais de funcionamento. Procurada pela Folha, a ex-prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos, se manifestou nas redes sociais. (confira no final desta reportagem). 

Nessa quarta-feira (17), dando continuidade a esse acompanhamento, a Saúde realizou nova vistoria técnica no Hospital Municipal Manoel Carola para avaliar a obra UTI da unidade e enfermaria. De acordo com o órgão, foi constatado que as irregularidades continuam. Foram identificadas diversas irregularidades que impedem o funcionamento do espaço, como a não execução da parte elétrica, a instalação de portas em desacordo com o projeto original e falhas estruturais que comprometem a segurança e a qualidade da obra. A vistoria contou com a presença da prefeita Yara Cinthia, do secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, e da subsecretária da pasta, Caroline Leal.

“Nós queríamos que isso aqui estivesse funcionando, mas não pode funcionar enquanto não fizer o que é correto. A firma já foi notificada e tem até o dia 30 para entregar isso aqui pronto, de verdade. Todo mundo está vendo que não tem ninguém trabalhando aqui. Infelizmente é uma triste realidade que São Francisco está enfrentando com essa obra que foi entregue, mas não estava pronta para ser utilizadas”, disse a prefeita Yara Cinthia ao participar da vistoria.
Veja o vídeo que mostra a vistoria:


Segundo as informações divulgadas pela pasta, a obra foi entregue em setembro de 2024, dada como concluída, mas, na prática, permanece inacabada e sem condições de uso. Também foi constatado que os equipamentos mostrados durante a inauguração foram colocados apenas no dia da entrega simbólica da obra, não permanecendo disponíveis para uso contínuo e efetivo pela população, e não constam como bens da Prefeitura.
  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

    Fotos: Divulgação



Ainda segundo a Secretaria de Saúde, diante das inconsistências, o Ministério Público (MP) foi acionado e instaurou inquérito para apurar possíveis vícios e falhas contratuais. A Justiça determinou prazo até o dia 30 deste mês para que a empresa responsável refaça os serviços necessários e promova as adequações exigidas. No entanto, até o momento, nenhuma intervenção foi realizada, e durante a vistoria não havia equipes trabalhando no local.

A atual gestão da Prefeitura de SFI reforçou o compromisso com a transparência, o respeito ao dinheiro público e a defesa de uma saúde que funcione de verdade, com segurança, qualidade e responsabilidade. O objetivo é garantir que cada espaço entregue à população esteja plenamente apto a cumprir sua função e oferecer o atendimento que os moradores merecem.

A ex-prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos, publicou, na tarde desta quinta-feira (18), um post em suas redes sociais em resposta ao comunicado feito pela atual gestão do município sobre a situação do Hospital Manoel Carola.

“Diante da última postagem da prefeita do município de São Francisco de Itabapoana sobre a UTI do Hospital Municipal Manoel Carola, afirmo desde já: não ficará sem resposta. Em breve, irei mostrar tudo o que for necessário para desmascarar quem não tem competência para governar e prefere gastar energia procurando culpados para justificar o próprio fracasso administrativo. Quem governa de verdade assume responsabilidades. Quem não governa, aponta o dedo. A verdade vai aparecer. E aparecerá com fatos e não com falácias armadas e premeditadas”, disse a ex-prefeita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS