Campos e São João da Barra registram fortes chuvas, raios e trovões nos últimos dias
Rafael Khenaifes 05/01/2026 10:08 - Atualizado em 06/01/2026 07:46
Chuva em Campos
Chuva em Campos / Foto: Rodrigo Silveira
Campos e São João da Barra registraram fortes chuvas, raios e trovões nos últimos dias. A semana começou com chuva e pode apresentar instabilidade. Em São joão da Barra, um alerta foi emitido para previsão das chuvas e ressaca. Nesta segunda-feira (5), o Climatempo apontou temperatura de 23ºC e chuva no decorrer da manhã e tarde em Campos. 
Nesta terça-feira (6), na planície goitacá, poderá seguir a instabilidade e o sol deverá aparecer entre nuvens, com previsão de pancadas de chuvas. A temperatura deve chegar aos 25ºC. Já na quarta-feira (7), deve cair o volume de chuvas, mas o dia pode ser nubaldo e a temperatura pode chegar aos 29°C, iniciando o calor. Nesta quinta-feira (8), a probabilidade é que de não ter registro de chuvas, com a temperatura podendo alcançar 31°C, embora a nebulosidade persista durante o período da noite.
Já na sexta-feira (9), para fechar a semana, um dia ensolarado seguido de calor é a previsão, o que pode causar as conhecidas como "chuvas de verão" ao final da tarde. 
Por meio de nota, A Defesa Civil informou que as chuvas registradas entre os dias 1º e 4 de janeiro provocaram diversas solicitações de atendimento no município, principalmente relacionadas a alagamentos em áreas urbanas.
De acordo com o monitoramento pluviométrico do domingo (4), algumas regiões da planície goitacá apresentaram volumes elevados de chuva em curto espaço de tempo. Os maiores acumulados foram registrados em Dores de Macabu, com 35,2 milímetros, Lagoa Feia, com 34,4 milímetros, Ponte Barcelos Martins, com 33 milímetros, e Lagoa do Campelo, com 31,4 milímetros. Outras localidades também tiveram volumes significativos, como Jardim Carioca, com 26 milímetros, Serrinha, com 25,6 milímetros, Lagoa de Cima, com 18,4 milímetros, Parque Cidade Luz, com 18 milímetros, e Farol de São Tomé, com 14 milímetros.
No período, a Defesa Civil contabilizou 11 ocorrências de alagamento, além de registros de desabamento parcial, entupimento de manilha, deslizamento de barreira, queda de árvore e limpeza de galeria. As equipes atuaram de forma contínua, com vistorias técnicas, acionamento de bombas de drenagem, uso de maquinário pesado e ações integradas com outras secretarias e concessionárias.
"Em alguns pontos, a água escoou naturalmente após a diminuição da intensidade das chuvas. Em outros, foi necessária a intervenção direta das equipes. A Defesa Civil informa que todas as ocorrências foram atendidas ou seguem em monitoramento. O órgão reforça a importância da colaboração da população no descarte correto do lixo, já que resíduos descartados de forma irregular acabam obstruindo bueiros e galerias, agravando os alagamentos. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199", finalizou a nota.
Alerta SJB
A Defesa Civil de São João da Barra está em estado de atenção após novos avisos emitidos pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) sobre a possibilidade de chuvas moderadas a fortes em todo o território fluminense, incluindo o município. As equipes da Defesa Civil e das secretarias de Obras e de Serviços Públicos ainda estão em atuação nas ruas, com suporte em alguns pontos onde ocorreram alagamentos, principalmente no Bairro Água Santa, na sede de São João da Barra, onde um adutora da Cedae chegou a se romper e foi consertada pela companhia. Outro ponto de atuação pela Defesa Civil é na área da Baixada, em Atafona, onde também ocorreu alagamento. Não há registro de desalojados.
A Defesa Civil do município reforçou as orientações à população, especialmente durante o período de ressaca:
Evitar entrar no mar durante a maré alta, respeitar a sinalização de segurança e as orientações dos guarda-vidas, não acessar áreas sinalizadas como perigosas, manter crianças sob supervisão constante, não entrar no mar após ingestão de bebida alcoólica e manter distância de costões, pedras e locais com correnteza visível. Em caso de emergência, a recomendação é procurar imediatamente um guarda-vidas ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS