Ex-prefeito de Macaé, Dr. Aluizio estreia no triatlo com medalha
03/04/2023 | 05h41
Dr. Aluizio foi vice-campeão da sua categoria
Dr. Aluizio foi vice-campeão da sua categoria / Foto: Reprodução/Twitter
Prefeito de Macaé de 2013 a 2016, Dr. Aluizio entrou no cenário dos esportes enquanto atleta. Além de médico e político, agora ele também é praticante de triatlo, em que estreou oficialmente nesse domingo (03), inclusive conquistando medalha. A competição da qual participou foi a primeira etapa do Rio Triathlon, o Campeonato Estadual da modalidade, que reuniu mais de 300 competidores em Macaé.
Inscrito com o número 147, Aluizio dos Santos Junior disputou a prova sprint, com 750 metros de natação na praia dos Cavaleiros, 20 quilômetros de ciclismo pela RJ-106 e cinco quilômetros de corrida na avenida Atlântica. Registrando o tempo total de 1 hora, 31 minutos e 8 segundos, ele foi o vice-campeão da categoria voltada a homens de 55 anos incompletos a 59, além de ter ocupado o 71º lugar geral masculino, chegando em 86º na classificação unissex. Seu desempenho incluiu 26m10s17 na natação, 38m18s63 no ciclismo e 26m39s20 na corrida. 
 — Meu primeiro triathlon aos 54 anos!!!! Obrigado, Senhor, por tamanha misericórdia — publicou Dr. Aluizio no Twitter, em legenda de uma foto no pódio. Apesar de ainda não ter feito 55 anos, ele disputa a categoria M55-59 porque a organização do evento considera o ano de nascimento do atleta, e não a idade no momento da prova.
Comentar
Compartilhe
Pré-candidato a deputado estadual, Davi Loureiro migra com Garotinho para o União Brasil
30/03/2022 | 06h46
Davi com o prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do PSD, Waguinho
Davi com o prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do PSD, Waguinho / Divulgação
Pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de São Fidélis Davi Loureiro migrou do PSD para o União Brasil, recém-surgido da fusão entre PSL e DEM. A filiação aconteceu na tarde dessa terça-feira (29), com Davi oficializando o mesmo rumo partidário do ex-governador Anthony Garotinho, líder do seu grupo político. Também se filiaram ao União Brasil a ex-governadora Rosinha Garotinho, a deputada federal Clarissa Garotinho, filha dos ex-governadores, e o deputado estadual Bruno Dauaire.
 
 
— Com mandato ou sem mandato, eu sou político de um trilho só. Onde o (Anthony) Garotinho botou o pé, eu botei junto. Em todos os partidos em que Garotinho passou, eu passei junto. E agora não poderia ser diferente — disse Davi Loureiro na cerimônia.
Há duas semanas, Davi havia confirmado ao blog a sua pré-candidatura a deputado estadual, afirmando que tinha recebido convite de alguns partidos, mas que aguardava uma reunião com Anthony Garotinho e com o filho deste, Wladimir Garotinho (PSD), atual prefeito de Campos, para definirem em conjunto o seu destino.
Davi Loureiro acena um retorno oficial a uma corrida eleitoral após ter cumprido oito anos de inelegibilidade por improbidade administrativa. Além dele, São Fidélis tem atualmente outro pré-candidato a deputado estadual. Trata-se do vereador Rodrigo Santana (PSD), que lançou a pré-candidatura com apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do secretário municipal de Educação da capital fluminense, Renan Ferreirinha (PSD).
Comentar
Compartilhe
Sào Fidélis tem pelo menos dois pré-candidatos a deputado estadual
16/03/2022 | 11h54
David Loureiro e Rodrigo Santana
David Loureiro e Rodrigo Santana / Divulgação
O vereador Rodrigo Santana (PSD), de São Fidélis, oficializou nesta semana a sua pré-candidatura a deputado estadual. Ele conta com apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é presidente estadual do PSD, e do secretário de Educação da cidade do Rio, Renan Ferreirinha, do mesmo partido. Além de Rodrigo, São Fidélis tem pelo menos mais um pré-postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Trata-se do ex-prefeito David Loureiro, hoje também no PSD, mas que aguarda definição do ex-governador Anthony Garotinho (sem partido) e do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), para definir a sua futura legenda.
A última vez que São Fidélis teve um representante na Alerj foi de 1995 a 2002, com os dois mandatos de deputado estadual de Blandino Amaral, eleito e reeleito pelo Prona.
— Aceitei o desafio de ser pré candidato a deputado estadual pelo PSD. Vejo esse desafio como uma oportunidade de novamente fazermos história: depois de 20 anos, São Fidélis ter outra vez um representante na Alerj — publicou Rodrigo Santana nas redes sociais na última segunda-feira (14), com foto ao lado de Eduardo Paes e Ferreirinha.
Rodrigo Santana é o mais jovem vereador da atual legislatura em São Fidélis, tendo sido eleito em 2020 com 26 anos.
Atualmente integrando o mesmo partido de Rodrigo, o ex-prefeito Davi Loureiro provavelmente não continuará no PSD. Há anos ligado ao grupo de Anthony Garotinho, ele tende a seguir o mesmo caminho do ex-governador, que nos últimos meses vem sendo especulado no União Brasil, fruto da união do PSL com o DEM.
— Eu sou pré-candidato a deputado estadual. Tive convite de alguns partidos, mas vou, agora, nesse última quinzena (de março), me reunir com o prefeito Wladimir e com o ex-governador Garotinho para, em conjunto, definirmos o meu rumo partidário — disse Davi Loureiro ao blog na noite dessa terça (15).
Em outubro do ano passado, o desejo de Davi Loureiro de ser candidato a deputado estadual foi comentado por Anthony Garotinho em entrevista ao Folha no Ar, da Folha FM 98,3. No mesmo programa, mas em dezembro, Wladimir Garotinho também citou esta possibilidade. Porém, ainda não foram divulgados os nomes dos membros do grupo político que vão ter candidaturas oficializadas a partir de 20 de julho, após convenções partidárias.
Comentar
Compartilhe
Diplomação e posse de Chico de Dadal (MDB) acontecem nesta quinta-feira
09/02/2022 | 02h31
Chico de Dadal
Chico de Dadal / Foto: Reprodução/Facebook
Novo vereador de São Fidélis, Chico de Dadal passará a ocupar oficialmente a cadeira deixada por John de Efinho nesta quinta-feira (10). Sua diplomação está marcada para as 13h, no fórum Francisco Polycarpo, seguida pela posse na Câmara dos Vereadores, às 14h.
A diplomação de Chico de Dadal chegou a ser programada para a última quinta-feira (3), mas foi adiada em uma semana pelo juiz Otávio Mauro Nobre, titular da 35ª Zona Eleitoral, de São Fidélis, devido a instabilidade no sistema de informática do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ).
Nono candidato a vereador mais votado pelos eleitores fidelenses em 2020, com 685 votos, Chico de Dadal não foi eleito num primeiro momento devido ao índice de legendas partidárias. Porém, ocupará uma cadeira após a cassação do mandato de John de Efinho, devido a irregularidade do Republicanos na cota de gênero nas eleições. A retotalização de votos aconteceu no último dia 19.
Comentar
Compartilhe
'Não tive participação em prática ilícita; tenho convicção que permanecerei no mandato', afirma vereador John de Efinho
05/11/2021 | 07h09
John de Efinho
John de Efinho / Foto: Reprodução/Facebook
Um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ter mantido a decisão do juiz Otávio Mauro Nobre, titular da 35ª Zona Eleitoral, de São Fidélis, favorável à cassação do cargo do vereador John de Efinho (Republicanos), ele se posicionou em nota na tarde desta quinta-feira (5), negando qualquer envolvimento em candidaturas femininas fictícias do seu partido.
— Comunico a toda a população fidelense e amigos que, referente ao processo eleitoral decorrido das últimas eleições por fraude de gênero, que teve julgamento no TRE no dia 04/11/2021, que iremos recorrer dessa decisão, em que o próprio Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro reconheceu que eu não tive nenhuma participação ou concordei com qualquer prática ilícita. Assim, tenho toda convicção de que permanecerei exercendo o meu mandato legítimo, conseguido nas urnas, pela vontade do povo, e reverteremos essa decisão — afirmou John de Efinho.
Em seu posicionamento na sessão virtual dessa quinta-feira (4), a relatora do caso no TRE-RJ, Kátia Junqueira, considerou que, ainda que John, “talvez, diretamente não tenha tido benefício, ele indiretamente se beneficiou, na medida em que houve o registro da chapa com aquela composição e viabilizou a candidatura”. Todos os desembargadores seguiram a relatora, totalizando placar de 7 a 0 pela cassação do seu mandato. Ainda cabe recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a tendência é que uma retotalização de votos aconteça em breve. Para John permanecer no cargo durante o recurso, é necessário obter uma liminar. Caso se confirme a cassação, o cargo será ocupado pelo suplente Chico de Dadal (MDB).
Também foi mantida pelo TRE-RJ a inelegibilidade por oito anos do presidente do Republicanos em São Fidélis, o ex-candidato a prefeito Celsinho Dutra, e das três ex-candidatas do partido que não receberam votos na eleição de 2022, Simone Carvalho, Claudilany e Jaqueline Pereira. Além disso, os desembargadores a sentença de Otávio Mauro Nobre, também tornando inelegível a ex-candidata Izamar Justino, possivelmente beneficiada pela campanha das supostas candidaturas fictícias. Ela recebeu 103 votos, insuficientes para ser eleita ou ocupar suplência. Não eleitos, mas diplomados como suplentes de vereador, Renanzinho Pereira (Republicanos) e Thiago da Direita São Fidélis (Republicanos) perderam os diplomas por fazerem parte da mesma coligação. Eles não ficam inelegíveis, assim como John de Efinho, tendo apenas os votos anulados.
Leia também:
Comentar
Compartilhe
Deputado federal Luiz Antônio visita São Fidélis neste sábado
10/09/2021 | 09h48
Parlamentar tomará café com o ex-vereador Higor Porto
Parlamentar tomará café com o ex-vereador Higor Porto / Divulgação
Após viabilizar emenda de R$ 1 milhão para a aquisição de um tomógrafo novo para o Hospital Armando Vidal, de São Fidélis, o deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL) visitará a cidade neste sábado (11). Está prevista agenda com lideranças políticas, incluindo um café da manhã às 9h, na rodoviária, no Centro, em que estará presente o ex-vereador Higor Porto (PSC).
No final de agosto, o blog noticiou que já havia sido depositada nos cofres da Prefeitura a verba para aquisição do tomógrafo, importante para o enfrentamento à Covid-19 por realizar exames de diagnóstico por imagem que podem identificar e acompanhar quadros de pneumonia em pacientes com suspeita de terem contraído a doença. A pauta foi levada a Luiz Antônio pelo deputado estadual André Corrêa (DEM), sue filho, após pedido de Higor Porto e do vereador Rodrigo Santana (PSD). 
Com o único tomógrafo do Armando Vidal apresentando problema durante meses, pacientes de São Fidélis tiveram que realizar tomografias em outros municípios da região.
Comentar
Compartilhe
Polícia Federal apreende documentos e celulares de três candidatas a vereadora sem voto em São Fidélis
04/12/2020 | 12h07
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em São Fidélis
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em São Fidélis
Agentes da Polícia Federal (PF) de Campos cumpriram três mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (4), em São Fidélis, relativos a investigação sobre possíveis candidaturas femininas fictícias ao cargo de vereadora na eleição municipal. Segundo informação da assessoria da PF, os mandados foram encaminhados pela Justiça Eleitoral de São Fidélis. Durante as buscas, foram apreendidos documentos e aparelhos celulares de três das sete candidatas que não receberam voto nas urnas. A investigação corre sob segredo de justiça.
Na última quarta (3), a promotora eleitoral Adriana Garcia, de São Fidélis, notificou diretórios municipais de partidos políticos solicitando, no prazo de 48 horas, comprovação de que foram realizados atos políticos em campanha para as candidatas a vereador do gênero feminino. Segundo Adriana, o procedimento de notificação aos partidos foi iniciado a partir do encaminhamento da lista da apuração dos votos pelo Cartório Eleitoral, em razão da Orientação Normativa PRE-RJ nº 03/20 encaminhada pela Procuradora Regional Eleitoral, e também após representação do PT solicitando investigação.
No último dia 15, oito candidatos a vereador tiveram votação zerada em São Fidélis, entre eles sete mulheres. Três delas são do Republicanos, que elegeu um vereador — homem — para a Câmara. As outras quatro concorreram pelo Cidadania, PCdoB, PRTB e PSB, todos sem vereador eleito. Houve também uma candidatura masculina, pelo PCdoB, sem voto recebido.
 
Comentar
Compartilhe
Candidatos a prefeito de Campos têm reunião virtual com representantes da cultura popular nesta quarta
28/10/2020 | 05h26
Está marcada para as 19h30 desta quarta-feira (28) uma reunião de representantes da classe artístico-cultural campista, por videoconferência, com candidatos a prefeito do município. O evento é organizado pela Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), responsável pela realização dos desfiles das escolas de samba, blocos e bois pintadinhos, em parceria com o Movimento Gente Que Faz Cultura.
Segundo o presidente da Aboipic, Marciano da Hora, todos os 11 candidatos a prefeito receberam convite para participar do evento, que aconteceria inicialmente no Clube de Regatas Rio Branco, mas foi alterado para ocorrer de forma virtual. Confirmaram presença os prefeitáveis Jonathan Paes (PMB), Professora Natália (Psol), Rafael Diniz (Cidadania), Roberto Henriques (PCdoB) — a partir das 21h, por ter agenda até este horário — e Tadeu Tô Contigo (Republicanos), além do candidato a vice na chapa de Odisseia (PT), Moaldenir Freire (PT).
De acordo com Marciano da Hora, o candidato Dr. Bruno Calil (SD) também garantiu participação. O blog não teve retorno da sua assessoria sobre o evento, bem como das de Caio Vianna (PDT)e Wladimir Garotinho (PSD). Cláudio Rangel (PMN) não participará devido a outro compromisso programado para as 20h, enquanto a assessoria de Carla Waleska (PSDB) justificou a sua ausência por estar cumprindo plantão como médica nesta quarta, em Macaé.
Além dos prefeitáveis, também receberam convite representantes de movimentos de cultura popular como Carnaval, makulelê, festas juninas, entre outros, além de movimentos artísticos como teatro e dança.
— É um encontro de setor cultural, onde vamos ouvir de todos os candidatos as suas propostas em relação ao setor cultural, e também apresentar as nossas demandas para cada candidato — disse Marciano da Hora. — É um segmento que passa por um momento muito difícil em relação à pandemia; o segmento que foi atingido de imediato. Vários produtores culturais, vários artistas que vivem da cultura estão atravessando um momento difícil, e nós tomamos a iniciativa de organizar este encontro com os prefeitáveis. Temos a certeza de que será muito importante. Convidamos também toda a iniciativa privada para estar mostrando a forma como nós podemos articular esse novo momento em relação à cultura, haja vista que vários eventos da nossa cidade e da região foram patrocinados, antes da pandemia, pela iniciativa privada — pontuou.
Comentar
Compartilhe
Romário visita São Fidélis nesta sexta em apoio a Henrique de Mutango
08/10/2020 | 03h45
Henrique de Mutango e Romário
Henrique de Mutango e Romário / Reprodução/Facebook
Presidente estadual do Podemos, o senador Romário fará apoio público ao candidato a prefeito do partido em São Fidélis, o ex-vereador Henrique de Mutango. Está marcada para esta sexta-feira (9) uma visita de Romário ao município, a partir das 14h, no comitê do partido, situado ao lado do Colégio Estadual de São Fidélis (Cesf).
— Pedimos que aquelas pessoas que queiram prestigiar venham de máscara. Álcool em gel vai ter no local. Pedimos que tomem as medidas direitinho — disse Henrique de Mutango ao blog.
Comentar
Compartilhe