O ano de 2025 tem sido especial para o documentário "Rio, Negro". Lançado em 2023, o filme alcançou projeção nacional e internacional, com exibição em canal de TV, entrada em plataformas de streaming e presença em novos festivais. A direção é de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, sócios na Quiprocó Filmes e criadores do Festival Internacional Goitacá de Cinema, realizado em Campos.
Desde o ano passado, "Rio, Negro" integra a cartela de filmes do Prime Video, exclusivamente para assinantes do canal CurtaOn. Uma das novidades foi a entrada na programação do Canal Futura, no final do mês passado, estreando na TV aberta. No último dia 3, houve o ingresso no Globoplay, terceiro maior serviço de streaming do Brasil no número de assinantes.
Consolidada nas plataformas, a projeção também pode ser notada com a indicação a eventos. Em março, "Rio, Negro" integrou a programação do Festival Cinélatino de Toulouse, na França. Agora, está na mostra competitiva de longas-metragens do Festival Arquivo em Cartaz, do Arquivo Nacional. No último dia 17, houve uma exibição do filme no CineArte UFF, em Niterói, e nesta terça-feira (21), uma na cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio.
"Rio, Negro" apresenta um olhar profundo sobre a história do Rio de Janeiro, destacando a contribuição fundamental da população negra na formação da cidade, em uma narrativa marcada por memórias, disputas sociais e impactos políticos. Em 2023, o filme estreou em cinemas de Rio de Janeiro, São Paulo, Palmas, Balneário Camboriú, Porto Alegre, entre outras metrópoles brasileiras. A trajetória do documentário inclui sessões em eventos como o Dubai Festival (2023); o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs - 2023); o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (2023); o Inffinito Brazilian Film Festival (2023); o Festival Casa Sueli Carneiro (2023), o Festival Internacional de Cine Político (2023) e o Prêmio da Academia de Cinema Africano (2023). No Santos Film Fest (2023), recebeu menção honrosa na mostra de longas-metragens.