O que difere entre a aprovação das contas de Rosinha Garotinho e as de Rafael Diniz
05/04/2023 | 07h32
A Câmara Municipal apreciará hoje as contas do ex-prefeito Rafael Diniz, referentes ao exercício de 2020. A previsão é que vão ser aprovadas, mesmo com parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A projeção passa pelo fato de que o Legislativo aprovou as contas de 2016 da ex-prefeita Rosinha Garotinho. Elas também chegaram com parecer contrário do TCE.
Sob o aspecto político, o que difere, entre aprovar as contas de Rosinha, e também as de Rafael, é que o ex-prefeito, ao contrário da ex-prefeita, não descarta a colocação do seu nome novamente nas urnas.

Rosinha, mesmo ganhando condições legais para ser candidata, não cogita nova empreitada a cargo eletivo algum. Vale lembrar que, em 2008, quando se elegeu prefeita, ela não queria concorrer. 
Rafael Diniz, por sua vez, descarta uma aposentadoria política. Pode, quem sabe, colocar o nome em 2024 na eleição municipal.
Ou na de 2026, quando buscaria um mandato na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.
Comentar
Compartilhe
Datafolha: Lula lidera pesquisa no cenário nacional, mas Bolsonaro ganha no Rio
27/10/2022 | 05h56
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 51% das intenções de voto contra 41% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27). Brancos e nulos somam 5%, e 3% não sabem. A margem de erro do levantamento no estado é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário nacional, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa Datafolha mostra vantagem de Lula, que tem 49% dos votos totais, ante 44% de Bolsonaro, 5% de brancos e nulos e 2% de indecisos.
No primeiro turno, Bolsonaro teve 51,09% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos) no Rio, enquanto Lula marcou 40,68%. Aliado de Bolsonaro, o governador Cláudio Castro (PL) se reelegeu no primeiro turno, derrotando o candidato de Lula, Marcelo Freixo (PSB).
A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 799 pessoas no estado do Rio de Janeiro, de terça (25) a esta quinta. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 04208/2022. (Da Folha de S. Paulo)
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br