Presidente da ALB em Campos recebe Prêmio Literatura Clarice Lispector
12/02/2023 | 03h07
Sol recebeu o prêmio das mãos da realizadora Jô Ramos
Sol recebeu o prêmio das mãos da realizadora Jô Ramos / Foto: Divulgação
Presidente-fundadora da seccional de Campos da Academia de Letras do Brasil (ALB), a escritora Sol Figueiredo recebeu há uma semana o Prêmio Literatura Clarice Lispector, realizado pela Editora ZL Books. A cerimônia aconteceu no último dia 4, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e teve Sol como premiada na categoria melhor editora de 2022. Entre os vencedores, também estava o desembargador Siro Darlan.
Criado em 2016, o Prêmio Literatura Clarice Lispector é aberto a inscrições e contempla diversas categorias, premiando autores e editores de livros com língua portuguesa. O objetivo é divulgar novos escritores e/ou os que estejam fora das grandes editoras. Carioca radicada em Campos, a premiada Solange da Silva Figueiredo (Sol) é professora, escritora, poeta e integrante de entidades como ALB Brasil Campos, ALB Suíça e Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, entre outras.
 
Comentar
Compartilhe
Sylvia Paes é a nova diretora de Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
01/12/2022 | 02h14
Sylvia Paes ao lado de Kátia Macabu
Sylvia Paes ao lado de Kátia Macabu / Foto: Secom
A professora, historiadora e escritora Sylvia Paes é a nova diretora de Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Ela foi a escolhida para substituir Kátia Macabu, braço direito da presidente da  fundação, Auxiliadora Freitas, desde o início do governo Wladimir Garotinho. A troca foi anunciada pela Prefeitura nesta quinta-feira (1°), agradecendo em nota a Kátia pelos serviços prestados
A possível saída de Kátia Macabu, por decisão própria, vinha sendo comentada nos bastidores do setor cultural da cidade nas últimas semanas. Escolhida para substituí-la, Sylvia Paes é atuante na causa da preservação da memória campista. Já foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos e integrante dos Conselhos Municipais de Cultura e de Proteção ao Patrimônio Arquitetônico, além de ser membro da Academia Campista de Letras, em cuja sede relançará no próximo sábado (3) o seu livro "Oculta exuberância: Cemitérios como museus”. Também já atuou em equipamentos como Museu Olavo Cardoso, Biblioteca Municipal Nilo Peçanha e Museu Histórico de Campos.
Até então no cargo, a diretora teatral e atriz Kátia Macabu foi uma das responsáveis pela elaboração do plano de gestão "Culture, Campos - com horizonte". Também teve atuação importante na organização da 11ª Bienal do Livro e da edição do ano passado do Festival Doces Palavras, entre outros eventos.
Comentar
Compartilhe