PT de Campos elege novo presidente no domingo
Gabriel Torres 03/07/2025 16:31 - Atualizado em 03/07/2025 16:47
Jefferson de Azevedo e Danilo Dutra
Jefferson de Azevedo e Danilo Dutra
O Partido dos Trabalhadores vai eleger, no próximo domingo (6), seus novos presidentes a nível nacional, estadual e municipal. Em Campos, disputam a direção da legenda Jefferson de Azevedo, professor e ex-reitor do IFF (Instituto Federal Fluminense) e Danilo Dutra, atual tesoureiro do diretório municipal. Os dois serão entrevistados nesta sexta-feira no programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3 (confira aqui).
Os dois quadros que buscam a direção do diretório municipal estiveram envolvidos na última disputa eleitoral, em 2024. Jefferson foi candidato a prefeito de Campos e terminou como terceiro mais votado. Já Danilo coordenou a campanha do petroleiro Tezeu Bezerra (PT) a vereador.
Jefferson de Azevedo defende a aproximação do partido com os movimentos sociais da cidade e para isso propõe investir em núcleos de base. "Defendo que o nosso partido em Campos se reconecte profundamente com a sociedade, os movimentos sociais e as forças progressistas municipais e regionais. Nosso objetivo é avançar a partir do que iniciamos em 2024, com nossa candidatura a prefeito", disse.
Já Danilo Dutra propõe que os movimentos sociais que historicamente fazem parte do partido participem mais das instâncias de decisão. "Defendo que o PT tenha uma presença maior dos movimentos sociais que historicamente fazem parte do PT, como sindicatos, movimentos comunitários, movimentos sem terra e estudantil. Todas essas figuras que estão na ponta precisam estar envolvidos na direção do partido, para que ele seja de faro ferramenta de atuação política", falou.
No cenário local, Jefferson defende maior unidade do partido com forças políticas e movimentos sociais de oposição ao governo. "Defendemos uma política de alianças que rompa com o oportunismo e o conservadorismo, fortalecendo nossa federação com PCdoB e PV, a articulação com o PSOL, e o diálogo programático com outros partidos progressistas e democráticos", explica o ex-reitor do IFF.
Para Danilo, a política de alianças do PT em Campos precisa priorizar o campo político da esquerda e, principalmente, com partidos que defendem o governo Lula. "Procurar outros partidos da cidade que estejam dispostos a defender o governo Lula e construir um programa para ser apresentado à sociedade campista. Nem Wladimir e nem Bacellar tem esse papel. Pelo contrário, tem proximidade com o Bolsonarismo. Então, importante que a esquerda esteja organizada", afirmou.
Na disputa pela presidência nacional do PT, Jefferson apoia as candidaturas do historiador Valter Pomar e do deputado Rui Falcão. Ele explica o apoio aos dois nomes: "Propostas convergem para o fortalecimento do programa do partido em alinhamento com a defesa do governo Lula pelos mais pobres, pela classe trabalhadora, com foco na justiça e inclusão social", disse.
O apoio de Danilo Dutra na eleição nacional do partido vai para Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara-SP e favorito do presidente Lula. "Ele acumula uma experiência na administração gigante e também na direção partidária. Ele tem compromisso de fortalecer as instâncias do partido. Tem feito críticas construtivas de como os mandatos parlamentares devem se relacionar com as instâncias do partido e não deve ser algo a nível de submissão", falou Danilo.
No Estado do Rio, ambos, Jefferson e Danilo, apoiam a candidatura do deputado federal Reimont. Ele disputa a presidência estadual com Diego Zeidan, secretário de Habitação da cidade do Rio e filho do prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS