Gabriel Torres
03/07/2025 16:51 - Atualizado em 03/07/2025 16:51
Rodrigo Bacellar
/
Foto: Alerj
O presidente da Assembleia Legislativa Estado do Rio (Alerj) e pré-candidato a governador, Rodrigo Bacellar (União), voltou a assumir o governo do Estado nesta quinta-feira (3) e permanece no cargo até domingo (6). A substituição ocorreu devido à mais uma licença do governador Cláudio Castro (PL), que está em Portugal participando da 13ª edição do Fórum de Lisboa, evento promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
O comunicado de afastamento de Cláudio Castro foi publicado nesta quarta-feira (2), em edição extra do Diário Oficial do Legislativo. Está é a segunda vez que Bacellar assume o governo do Estado desde a renúncia do ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB), que assumiu como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) em maio.
Em junho, do dia 16 ao 25, Bacellar foi o governador em exercício pela primeira vez após a ida de Pampolha ao TCE. Na ocasião, inaugurou o destacamento do Corpo de Bombeiros no Farol de São Thomé e lançou a pedra fundamental da nova policlínica da Polícia Militar em Campos. Também realizou visitas a outros municípios como São Francisco de Itabapoana, Paracambi, Mendes, São Gonçalo, Volta Redonda, Cabo Frio e Teresópolis. Também neste período, a Secretaria de Estado de Saúde revogou o apoio financeiro à saúde de Campos (confira aqui).