Gabriel Torres
05/07/2025 08:25 - Atualizado em 05/07/2025 08:25
Vereadores Wainer Teixeira e Nildo Cardoso
A última sessão da Câmara de Campos antes do recesso parlamentar, no último dia 1°, marcou a despedida dos vereadores Wainer Teixeira (PP) e Nildo Cardoso (PL). Eles vão assumir secretarias no governo Wladimir Garotinho, abrindo espaço para a convocação de dois suplentes, em novo capítulo da dança de cadeiras no Legislativo. No segundo semestre, Néa Terra e Beto Abençoado estarão ocupando as vagas.
A permanência de Wainer no mandato durou três meses. Após deixar a secretaria de Administração e Recursos Humanos em abril para participar da aprovação da reforma administrativa da Prefeitura, ele retornará ao governo no próximo dia 10. Desta vez, vai comandar a recém-criada pasta de Gestão de Pessoas e Governança Digital.
"Quando vim foi para ficar 30 dias e consegui chegar aos 90 dias. Quando a gente é grupo, aprende que nem sempre é a vontade da gente. A minha vontade. A minha vontade era continuar aqui vereador", disse Wainer, que tem um acordo com o prefeito para exercer os dois últimos anos de mandato, a partir de 2027.
Durante o recesso, será convocada a segunda suplente do Progressistas, Néa Terra. Ela já assumiu em outras ocasiões, quando Wainer esteve na Prefeitura, no início do ano.
Já Nildo Cardoso vai se licenciar do quinto mandato como vereador em 1º de agosto para assumir a secretaria de Abastecimento, Aquicultura e Pesca, criada recentemente para administrar a Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), que será instalada no antigo Ceasa, em Guarus.
"É um momento importante. Esse ano estou usando a tribuna talvez pela última vez, haja vista que no dia 1º de agosto vou estar assumindo a secretaria de Abastecimento e Pesca. Vamos em busca daquele projeto tão sonhado que é a reativação do Ceasa, que vai se tornar Ceascam", afirmou Nildo.
A vaga de Nildo será ocupada pelo ex-vereador e atual subsecretário de Agricultura Beto Abençoado, primeiro suplente do PL. No ano passado, ele exerceu o mandato de abril a dezembro, após quatro vereadores terem sido cassados
Com a licença dos dois parlamentares, a composição da base do governo sofre mais alterações. No início de junho, três vereadores deixaram a Casa de Leis para integrar o governo Wladimir: Diego Dias, Leon Gomes e Fábio Ribeiro. Assumiram os suplentes Marcelo Feres, Luciano RioLu e Doutor Maninho.
Entre os suplentes que vivem a expectativa de conseguir um gabinete no Legislativo, um deles recebeu publicamente a promessa do prefeito Wladimir Garotinho. Em março, ele anunciou que Juninho Jubiraca, quarto suplente do Progressistas, iria assumir. No cenário atual, Jubiraca precisa que dois suplentes à sua frente e que estão exercendo mandato, Maninho e Néa Terra, peçam licença.