Danilo Dutra é eleito presidente do PT em Campos
Gabriel Torres 07/07/2025 10:11 - Atualizado em 07/07/2025 18:56
Danilo Dutra
Danilo Dutra / Foto: Reprodução
O diretório do Partido dos Trabalhadores em Campos elegeu seu novo presidente neste domingo (6). Trata-se de Danilo Dutra, atual tesoureiro do partido, que comandará o diretório pelos próximos quatro anos. A votação aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Campos (Staecnon). Ele terá como vice-presidente a professora Odisséia de Carvalho. Também foram eleitos os presidentes no estado do Rio, Diego Zeidan, e nacional, Edinho Silva.
Danilo Dutra obteve 351 votos e venceu a disputa pela presidência com o professor Jefferson de Azevedo, ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos, que obteve 217. Na última sexta-feira, os dois debateram os rumos do partido em entrevista à rádio Folha FM 98,3 (confira aqui). Na eleição municipal de 2024, Danilo coordenou a campanha do petroleiro Tezeu Bezerra a vereador.
O novo presidente do PT em Campos comentou a vitória na disputa interna. "Agora é olhar pra frente, buscar voltar a ter sede do PT aqui em Campos, fortalecer a nossa militância, estar fazendo mais trabalho nas nossas bases e fortalecer para a campanha do ano que vem. Foi um processo eleitoral muito exitoso para todos nós, muita gente participou das eleições direitas", afirmou Danilo Dutra.
Jefferson de Azevedo apresentou um recurso à direção nacional do PT, alegando abuso de poder econômico durante o dia da votação pela candidatura de Danilo Dutra. Segundo o recurso, a chapa adversária teria utilizado ônibus alugados para transportar filiados. No recurso, é pedida a anulação dos votos de Danilo à presidência e da chapa municipal apoiada por ele.
Em contato com a equipe de reportagem, Danilo Dutra afirmou que não será encontrada nenhuma irregularidade e vai apresentar uma defesa à instância nacional do partido, para que acontença a devida apuração.
Presidência estadual
A disputa pela direção do PT no estado do Rio de Janeiro foi vencida por Diego Zeidan, que derrotou o deputado federal Reimont. Diego é secretário de Habitação da cidade do Rio e filho do prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
Presidência nacional
Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, foi eleito presidente nacional do PT. Ele faz parte da corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira (7), após um impasse envolvendo a votação em Minas Gerais. A votação foi adiada no estado após uma decisão da justiça permitir a candidatura da deputada Dandara Tonantzin à presidência estadual.
Como inicialmente ela teve a candidatura impugnada, as cédulas de votação foram produzidas sem seu nome. Por isso, não havia tempo hábil para a reimpressão e distribuição. Mas a justiça revogou, na tarde desta segunda-feira, a decisão que obrigava o partido a incluir o nome de Dandara na disputa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS