Gabriel Torres
08/01/2026 18:50 - Atualizado em 08/01/2026 18:51
Guta Barbosa, de gravata listrada ao centro, vai presidir a Câmara a partir de 2027
/
Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Conceição de Macabu realizou sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira (8) e definiu a composição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028. O vereador Guta Barbosa (Cidadania) foi eleito o novo presidente e assumirá oficialmente o cargo em janeiro do próximo ano. A escolha ocorreu de forma antecipada, um ano antes do início do mandato.
A eleição antecipada no Legislativo macabuense ocorreu por decisão do atual presidente, o vereador Toninho da Saúde. Será a primeira vez que Carlos Augusto Paula Barbosa, de sete mandatos, assume a cadeira da presidência. A única chapa apresentada recebeu oito votos, além de duas abstenções e uma ausência.
Desta forma, a Mesa Diretora da Câmara será composta por Carlos Augusto Paula Barbosa (presidente), Toninho da Saúde (vice-presidente), Rafinha da Saúde (segundo vice-presidente), Filipe Felix (primeiro-secretário) e Coutinho Ramalho (segundo-secretário).
Os parlamentares Pedro Henrique Faria (PDT) e Samuel da Música (Solidariedade) se absteram da votação e Nathália Braga (Cidadania) não compareceu a sessão. Nas redes sociais, Pedro Henrique criticou a votação antecipada.
"Mesa Diretora é burocracia. É manutenção de poder. Uma eleição que seria somente em dezembro desse ano de 2026 está sendo antecipada para o período de recesso. Uma sessão extraordinária que só poderia ser convocada pelo regimento se fosse para um tema de urgência e relevante interesse público, está sendo antecipada para discutir poder de vereador. Nada de discutir os problemas reais da cidade", disse o vereador.