Mário Sérgio Junior
29/11/2025 08:29 - Atualizado em 29/11/2025 08:29
Expectativa de vida aumentou
/
Agência Brasília
Ponto Final
/
Ilustração
Longevidade A expectativa de vida do brasileiro aumentou e chegou a 76,6 anos em 2024. Segundo dados do IBGE, esse foi o maior valor registrado desde 1940, quando foi iniciada a série histórica do instituto. Em 2023, o indicador estava em 76,4 anos.
Avanço No início da série histórica, no início da década de 40, a estimativa de vida do brasileiro era de apenas 45,5 anos. Se comparado com aquela década, houve um avanço de 31,1 anos nos dias atuais. A expectativa de vida ao nascer representa quantos anos uma pessoa viverá, em média, se forem mantidos os padrões atuais de mortalidade.
Dados mundiais Em todo o planeta, os países que registram as maiores expectativas de vida estão nos continentes europeu e asiático. São ele: Mônaco (86,5 anos), San Marino (85,8), Hong Kong (85,6), Japão (84,9) e Coreia do Sul (84,4).
Crescimento No Brasil, a tendência da estimativa de vida nos últimos anos foi de crescimento, com exceção para o período da pandemia de Covid-19. Em 2021, por exemplo, a estimativa reduziu para 72,8 anos, quando o esperado era de 76,2 anos.
Mulheres vivem mais Ainda de acordo com os dados do IBGE, são as mulheres que têm a expectativa de vida maior. Em 2024, a esperança delas era de 79,9 anos, enquanto a deles era 73,3 anos. Isso significa que as mulheres têm em média 6,6 anos de vida a mais do que os homens.
Mortalidade infantil O levantamento aponta ainda uma redução da mortalidade infantil em 2024, em comparação com 2023. No ano passado, a taxa deste tipo de mortalidade, que considera para o cálculo bebês com menos de 1 anos de idade, era de 12,3 para cada mil crianças. Já no ano retrasado, o índice era de 12,5. Embora reduzido, a taxa de 2024 se manteve acima do registro de 2000, quando a taxa era de 11,4 para cada mil crianças.
Influentes Campos, São João da Barra e Itaperuna estão entre as 20 cidades do Estado com maior poder de influência. É o que revela o estudo da Firjan, intitulado Mapa Rio Soft Power, que mede o poder de influência e reputação dos 20 municípios fluminenses a partir de dados econômicos, culturais, acadêmicos e simbólicos.
Desempenho Segundo o levantamento, sete das 20 cidades atingiram um bom nível de influência e têm potencial para levar valores do Rio para o mundo. São elas: Niterói (100 pontos), Rio de Janeiro (92), Nova Friburgo (88), Petrópolis (84), Teresópolis (84), Angra dos Reis (80) e Campos (80). Os municípios se destacam por combinar inovação e desempenho econômico sólido com densidade criativa e capacidade de atrair investimentos e talentos.
Consolidado Já no nível “Soft Power consolidado” aparecem as seguintes cidades: Paraty (76), Vassouras (72), Três Rios (72), Itaguaí (72), Duque de Caxias (72), Paraíba do Sul (64), São João da Barra (60) e Itaperuna (56). Nova Iguaçu, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Guapimirim e Carmo formam o grupo de “Soft Power em desenvolvimento”.
Guia estratégico Segundo a Firjan, o Mapa pretende ser um guia estratégico para políticas públicas, negócios e projetos territoriais. O levantamento mostra por onde passam os caminhos da nova economia fluminense, ao transformar cultura, história e inovação em autossustentabilidade.
Interdição A Vigilância Sanitária de Campos interditou, na última quinta-feira (27), um restaurante na região da Pelinca. O estabelecimento, que é reincidente, não tinha alvará de funcionamento, pois já havia sido autuado em outras duas oportunidades e, segundo o órgão, não havia cumprido as exigências.
Irregularidades Segundo a Visa, durante o último feriado, denúncias de que o estabelecimento estaria em funcionamento levaram os fiscais novamente ao local, constatando a irregularidade. Foi lavrado um novo auto de infração, visto que o estabelecimento já havia sido autuado anteriormente.
Cine Darcy Entre os dias 1º e 3 de dezembro acontece a 2ª Mostra de Produtores Independentes do Cine Darcy, com 19 títulos produzidos no Norte Fluminense. A programação inclui obras que foram captadas através de formulário para submissão disponibilizado no Instagram, dentre elas médias e curtas-metragens de diferentes gêneros, como drama, animação, ficção e documentário. O Cine Darcy, localizado no Centro de Convenções da Uenf, oferecerá as sessões às 19h, nos três dias de mostra.
Clima A previsão de rajadas de ventos de moderados a ocasionalmente fortes, emitida pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) para a região, prossegue até este sábado (29). A Defesa Civil em São João da Barra segue em estado de atenção e a recomendação é evitar a circulação em lugares descampados nos momentos de vento mais forte. Pescadores devem evitar sair com as embarcações ao mar nesse período.
Orientação Em caso de rajada, a Defesa Civil orienta a não procurar abrigo embaixo de árvores. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda. A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).