Carne Vegetal, o ultraprocessado do bem?
Leonardo Gama 26/07/2025 08:34 - Atualizado em 26/07/2025 08:35
As carnes de origem vegetal são ultraprocessadas, uma denominação bastante citada na área de saúde, principalmente nos últimos 5 anos.
Mas apesar de ultraprocessada, essa carne realmente faz bem?
A verdade é que a carne bovina processada contem tantos pontos negativos, que não é difícil ser melhor: altos teores de gorduras saturadas e aditivos nada interessantes à saúde humana.
Para se parecer com a carne, manipulações extremas de calor e frio, tratamentos semelhantes aos feitos com outros ultraprocessados e até impressão 3D são utilizadas pela indústria.

Importante lembrar que as carnes vegetais contêm aditivos naturais e artificiais (aglutinantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes e conservantes).
Há marcas de carne vegetal que chegam a utilizar um organismo geneticamente alterado para criar uma molécula do sangue, o radical heme, para simular a cor vermelha e o sangramento característicos da carne bovina.
Se considerarmos os prós e contras, as ditas carnes alternativas podem sim vir a ser uma ótima opção para um consumo menor de sódio e gorduras saturadas...mas nada contra os que optam por carne bovina magra, não processada, com moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    drleonardogama2014@gmail.com