Escritório técnico do Inepac em Campos será inaugurado quarta-feira
Matheus Berriel 21/11/2022 17:02 - Atualizado em 22/11/2022 14:17
Diretora do Inepac esteve no Museu Histórico em março
Diretora do Inepac esteve no Museu Histórico em março / Foto: Antônio Filho/Secom
Divulgado pela Folha em julho de 2020, o escritório técnico do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) enfim será inaugurado. A cerimônia está marcada para quarta-feira (23), às 10h, no Museu Histórico, onde ficará instalado o mesmo, tendo o arquiteto Geovani Laurindo Filho como responsável técnico. O escritório atenderá à demanda de todo o Norte Fluminense referente ao acompanhamento da preservação histórica.
Planejado pelo historiador Claudio Prado de Mello, que presidia o Inepac em 2020, após tratativas com órgãos como o Museu Histórico e o Instituto Histórico e Geográfico de Campos, o escritório técnico regional do Norte Fluminense é fruto de um termo de cooperação técnica entre a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O então presidente do instituto estadual, Cláudio Prado de Mello, fez uma visita técnica ao Museu Histórico em 2020, bem como o seu substituto, Cláudio Elias, no ano passado. Enfim, a instalação será cumprida pela atual presidente do Inepac, Ana Cristina Carvalho, que também visitou o museu, em março deste ano. Um dos entraves durante todo o processo foi a definição do responsável técnico, cargo que inicialmente seria ocupado pelo arquiteto Humberto Neto das Chagas, mas terminou com Geovani Laurindo Filho.
Em toda a região, há 20 bens tombados pelo Inepac, dos quais nove estão em Campos. São eles: a Serra do Mar, o coreto do Jardim do Liceu, o Canal Campos-Macaé 1, os hotéis Amazonas e Gaspar, a sede da Lira de Apollo, o próprio Solar dos Visconde de Araruama, o Colégio Estadual Nilo Peçanha e o Liceu de Humanidades. Existe um processo de tombamento do Mercado Municipal, que completou 101 anos em setembro, ainda sem a promessa cumprida. Segundo o Inepac, será feito um trabalho junto às prefeituras de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, para mapear os bens culturais da região.
A inauguração do escritório virá quatro dias após um incêndio ter atingido o prédio do antigo Hotel Flávio, no Centro de Campos. O imóvel, todavia, é tombado apenas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), e não pelo Inepac.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS