Cena do filme "Berta" da Mostra Internacional
/
Divulgação
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que acontecerá de 19 a 24 de agosto de 2025, vai transformar Campos dos Goytacazes (RJ) em um grande reduto do cinema e do audiovisual. Serão exibidos 65 filmes nacionais e internacionais em mostras competitivas temáticas, com programação totalmente gratuita no Centro de Convenções da Uenf. A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada da edição, com uma mostra dedicada à diversidade de raça e gênero e uma cerimônia especial de abertura no dia 19 de agosto, às 18h.
Os números do festival reforçam sua relevância e impacto cultural: 793 filmes inscritos, sendo 61 selecionados para a competição oficial, além de 4 filmes na Mostra EMBRATUR. Mais de 100 profissionais estão diretamente envolvidos na realização do evento, que contará com seminário, oficinas e o inédito espaço do Cine Market Goitacá. A parceria com a UENF possibilitará ações formativas, garantindo a participação ativa de estudantes em de nível médio, graduação e pós graduação..
Realizadores de diferentes estados e países estarão presentes, movimentando hotéis, restaurantes e serviços da cidade, fortalecendo a economia criativa no Norte e Noroeste Fluminense.
A produção do festival é da Quiprocó Filmes, com chancela da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do RJ, instrumentos através dos quais foi garantido o patrocínio de empresas e instituições como Águas do Paraíba, Porto do Açu, Ferroport e Embratur.
“Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de resgatar o protagonismo do Norte Fluminense no mapa do cinema e do audiovisual nacional e internacional. Essa parceria reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região onde atuamos. Apostamos na potência da arte para conectar pessoas, fortalecer identidades locais e promover o desenvolvimento humano. Ao apoiar essa iniciativa, contribuímos para democratizar oportunidades e ampliar vozes, através da cultura. Queremos que talentos locais tenham visibilidade e acesso às ferramentas necessárias para contar suas próprias histórias”, afirma Wanderson Sousa, Gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu.
A Águas do Paraíba reforça sua atuação social ao apoiar o festival, reconhecendo na cultura um caminho para fortalecer laços comunitários e valorizar o talento local.
“A Águas do Paraíba acredita que investir em cultura no Norte e Noroeste Fluminense também é promover desenvolvimento. Assim como o saneamento transforma realidades, iniciativas culturais valorizam talentos, geram oportunidades e fortalecem a identidade da nossa região”, diz Giuliano Junho Tinoco, Diretor Executivo.
A Ferroport acredita que iniciativas culturais como o festival impulsionam transformações positivas, geram oportunidades e revelam novos protagonistas:
“Apoiar o I Festival Internacional Goitacá de Cinema está alinhado à nossa estratégia de sustentabilidade, que busca gerar impacto positivo e duradouro nas comunidades do Norte Fluminense. Para a Ferroport, patrocinar esta iniciativa é investir no fortalecimento da cultura, no estímulo ao setor audiovisual e na valorização de talentos locais, contribuindo para um ciclo de desenvolvimento econômico, social e ambiental que beneficia toda a região”, afirma Carsten Bosselmann, diretor presidente da Ferroport.
A Embratur, por sua vez, apoia o evento como forma de reafirmar a vocação do Brasil como polo cultural e destino turístico.
“O Festival Internacional Goitacá de Cinema nasce mostrando como o audiovisual pode dialogar com o território e fortalecer o turismo de forma criativa e sustentável. Ao proporcionar aos convidados experiências como a visita ao Quilombo Machadinha e à Reserva Caruara, o festival revela a potência cultural do interior do Rio e promove um Brasil diverso, autêntico e cheio de histórias para contar”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Além das exibições, em paralelo acontecerá o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, com nove mesas de debates apoiadas pela FAPERJ e pela CAPES, e com o Programa de Formação, que oferecerá mais de 150 vagas gratuitas em oficinas selecionadas entre 72 propostas enviadas de todo o país. Outro destaque é o Cine Market Goitacá, espaço dedicado a negócios, políticas públicas, sustentabilidade no audiovisual, coproduções e fomento regional. A programação inclui debates, masterclasses internacionais e nacionais, atividades para todas as idades e diferentes perfis de público.
“O festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica. Com o tema ‘Preservar e Formar para o Futuro’, estamos inspirando novas produções, conectando criadores e recolocando a cidade no mapa do cinema brasileiro e internacional”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.
Programação dia 19
Abertura
Filme: "Deixa", com direção de Mariana Jaspe e participação de Zezé Motta.