Com auxílio do CCO, homem é detido com carro clonado em Campos
Maria Laura Gomes 07/08/2025 19:04 - Atualizado em 07/08/2025 19:04
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
Um homem foi detido na tarde desta quinta-feira (7) no Parque Santo Amaro, em Campos, por estar com um carro clonado. O veículo, um Honda HR-V grafite, possui placa original de marca registrada em São Paulo. A detenção ocorreu após investigação da Polícia Civil, com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO) do município.

Segundo a delegada Carla Tavares, titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), a ação iniciada com uma denúncia anônima. “Efetivamente, a gente recebeu uma notícia anônima aqui da delegacia de que no município de Campos estava circulando esse veículo, que seria um veículo clone, como a gente chama”, afirmou.

A Polícia Civil entrou em contato com o verdadeiro proprietário do carro, que confirmou que o veículo nunca saiu de São Paulo. Com isso, a placa foi inserida no sistema do CCO para monitoramento. “Assim que esse veículo começou uma circular no município, os servidores do CCO fizeram contato com os policiais aqui da 134ª que se direcionaram para o local onde esse veículo estaria circulando”, disse a delegada.
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira


Durante a abordagem, foi constatado que o carro era, de fato, um clone. O homem detido afirmou que havia recebido o carro de outra pessoa, mas alegou não saber localizá-la. Ainda segundo Carla Tavares, ele já havia sido preso no último domingo (3), em um procedimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), por violação da Lei Maria da Penha. "Saiu na audiência de custódia e hoje retornou. Parece que ele gostou das instalações da delegacia. Foi preso novamente", comentou a delegada.
Ela também destacou três pontos fundamentais na ação: “A participação da população que acredita no trabalho que vem sendo feito no município de Campos, que denunciou a existência desse veículo circulando na cidade, um veículo produto de crime. A atuação da Polícia Civil, que imediatamente fez contato com o CCO. E a pronta resposta tanto do CCO quanto da Polícia Civil para a prisão desse elemento na data de hoje”, finalizou um delegado. 

O crime de adulteração de sinal de veículo automotor não permite fiança. “Ele vai ser preso agora em flagrante delito e encaminhado para audiência de custódia”, completou Carla.

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Campos, Rodrigo Ibiapina, destacou a importância do monitoramento por câmeras e da integração entre os órgãos de segurança. “Mais uma vez verificamos a eficiência e eficácia do sistema de monitoramento de câmeras na área de segurança pública”, disse.

Ibiapina explicou que o município já possui convênios com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, e em breve terá também com o Detran. "O CCO mais uma vez oferecido como ponte para a Polícia Civil. Aliás, vários inquéritos da Polícia Civil estão sendo solucionados com base também em informações passadas pelo CCO", afirmou.

Ainda segundo ele, o carro clonado foi identificado em sete graças pelas câmeras. “Surgiram os alertas e o CCO imediatamente fizeram o contato com a delegacia para que o cerco fosse eficaz e, obviamente, com objetivo de apreensão desse veículo”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS