Júlia Alves
02/11/2025 12:30 - Atualizado em 02/11/2025 13:52
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
Centenas de pessoas visitam seus entes queridos neste domingo (2) durante o Dia de Finados, em Campos. A movimentação é intensa nos cemitérios do Caju e do Campo da Paz. No entorno do Caju, algumas ruas estão interditadas. Já a segurança foi reforçada nos cemitérios. O transporte público também está com atendimento especial ao longo deste dia. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas visitem o cemitério do Caju nesta data, segundo previsão da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
Durante a manhã, familiares e amigos visitam aqueles que já partiram e mantém viva a tradição de homenageá-los. Diversas barracas foram montadas nas ruas oferecendo arranjo de flores e velas para os visitantes que chegavam aos cemitérios.
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
Soraya Moreira vê a ação como uma forma de prestar agradecimento aos entes queridos que se foram e que fizeram parte da sua vida.
"Eu venho aqui numa tentativa de mostrar uma gratidão a todos que preencheram a nossa vida durante esses anos todos e que estiveram com a gente sempre de alguma forma nos incentivando, colaborando para a gente viver em conjunto como uma família. Então, hoje eu venho aqui por uma forma de gratidão para fazer essa homenagem a todos eles," declarou.
Já Márcia Gomes tem o hábito de ir ao cemitério Campo da Paz semanalmente para visitar os pais e irmãos. Para ela, além de ter a lembrança viva dos entes queridos todos os dias, visitá-los nesta data é uma forma de homenageá-los.
"Aqui tem meu pai, minha mãe, meu irmão e minha irmã. Eu sou de uma família criada espírita, então eu acho importante essa data para lembrar, apesar de eu já lembrar deles todos os dias. Em outubro, fez três anos que minha mãe faleceu e eu tenho o hábito de vir. Quando a gente perde a mãe, perdemos praticamente um grande sentido da vida. Eu já tinha esse hábito com meu pai, que faleceu primeiro, sempre venho trazer flores e hoje eu também venho trazer para ela", comentou.
Em virtude do Dia de Finados, o trânsito de Campos sofreu algumas alterações. Nas imediações do Caju, onde há maior movimentação de pessoas, a Avenida Presidente Vargas está interditada no sentido Pecuária–Centro, no trecho entre a Rua Prefeito Edgard Machado até a frente do cemitério. Já no sentido contrário, Centro–Pecuária, o tráfego está livre. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão nos pontos de interdição durante todo o dia para orientar a população. A interdição foi iniciada às 6h.
Agentes da GCM também atuam nas imediações de outros cemitérios no município para garantir a segurança.
Cemitérios de Campos recebem centenas de visitantes durante o Dia de Finados
/
Júlia Alves
Já o transporte público público está com atendimento especial neste domingo. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) determinou, em caráter excepcional, a alteração de itinerário das linhas urbanas, das 7h às 18h. A adequação envolve linhas que vão de Guarus para o Centro e que passam por grandes vias da cidade, como as avenidas 28 de Março e Nilo Peçanha.
Confira as alterações e os itinerários que serão executados especialmente neste domingo:
-Linhas de Guarus pela Ponte General Dutra:
Ponte General Dutra, Av. XV de Novembro, Cemitério Público do Caju, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Rua Visconde de Alvarenga, Rua Cora de Alvarenga, Rua Max de Vasconcelos, Rua Conselheiro Tomás Coelho, Rua Rocha Leão, Av. XV de Novembro, seguindo itinerário normal para o Centro.
-Linhas de Guarus pela Ponte da Lapa:
Ponte da Lapa, Terminal Urbano, Av. XV de Novembro, Cemitério Público do Caju, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Rua Visconde de Alvarenga, Rua Cora de Alvarenga, Rua Max de Vasconcelos, Rua Conselheiro Tomás Coelho, Rua Rocha Leão, Av. XV de Novembro, seguindo itinerário normal para o Centro.
-Linhas da Av. 28 de Março (exceto Penha X Pecuária e Nova Brasília X Bela Vista):
Av. 28 de Março, Av. José Alves de Azevedo, Av. Hélion Póvoa, Av. XV de Novembro, Cemitério Público do Caju, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Rua Visconde de Alvarenga, Rua Cora de Alvarenga, Rua Max de Vasconcelos, Rua Conselheiro Tomás Coelho, Rua Rocha Leão, Av. XV de Novembro, seguindo itinerário normal para o Centro.
-Linhas da Av. Nilo Peçanha (Shopping Estrada):
Av. Nilo Peçanha, Av. José Alves de Azevedo, Av. Hélion Póvoa, Av. XV de Novembro, Cemitério Público do Caju, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Rua Visconde de Alvarenga, Rua Cora de Alvarenga, Rua Max de Vasconcelos, Rua Conselheiro Tomás Coelho, Rua Rocha Leão, Av. XV de Novembro, seguindo itinerário normal para o Centro.
Foi determinado ainda pelo IMTT o reforço da frota na linha Centro x Parque Aurora para atender o Cemitério Campo da Paz, situado no bairro.