Lula abre vantagem em cenários de primeiro e segundo turnos, aponta Datafolha
Mário Sérgio Junior 04/08/2025 10:57 - Atualizado em 21/08/2025 14:56
Presidente Lula
Presidente Lula / Foto: Reprodução G1
Em recente pesquisa Datafolha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com ligeira vantagem em todos os cenários apresentados para primeiro e segundo turno das eleições 2026, que acontecerá daqui a 1 ano e 2 meses. Para o geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, William Passos, a pesquisa mostra que o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, produziu um efeito neutro no cenário eleitoral brasileiro.
— O dado mais importante apresentado pela Datafolha é o de que o tarifaço produziu efeito neutro no cenário eleitoral brasileiro, isto é, não favoreceu o bolsonarismo, mas, ao mesmo tempo, também não fez Lula decolar. Em vez disso, permitiu ao incumbente abertura de leve vantagem na direção da reeleição e, de alguma forma, a depender da continuidade ou não da trajetória de recuperação do atual mandatário do Palácio do Planalto, poderá ligar um sinal de alerta e ampliar a abertura do campo da direita que, diante da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, segue em aberto — comentou Passos.
O Datafolha analisou sete cenários para o primeiro turno. O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro foi considerado pelo instituto, pois mesmo inelegível pode inscrever sua candidatura. O instituto realizou a pesquisa entre os dias 29 e 30 de julho e entrevistou 2.004 eleitores em 130 municípios.
Infográfico: Eliabe de Souza
No cenário com Lula e Bolsonaro, o presidente tem 39% das intenções e o ex aparece com 33%. Neste cenário, a lista segue com Ratinho Junior (PSD), 7%; Ronaldo Caiado (União), 5%; e Romeu Zema (Novo), 4%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 9%. Os que responderam que não sabem chegam a 2%.
Já em uma possível disputa com Lula e Eduardo Bolsonaro (PL), o petista aparece com 39% e o deputado tem 20%. No cenário, Ratinho Junior tem 11%; Ronaldo Caiado, 8%; e Romeu Zema, 7%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 13%. Os que responderam que não sabem chegam a 2%.
Com Flávio Bolsonaro e Lula na disputa, o presidente tem 40% e o senador, 18%. Neste cenário, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema repetem a porcentagem de 11%, 8% e 7% do cenário anterior, respectivamente. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 13%. Os que responderam que não sabem chegam a 3%.
Com Lula e Michelle, o mandatário tem 39%, enquanto a ex-primeira-dama marca 24%. Já Ratinho Junior aparece com 10%; Ronaldo Caiado com 7%; e Romeu Zema, 6%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 11%. Os que responderam que não sabem chegam a 3%.
Já em disputa com Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente tem 38%, ante 21% do governador de São Paulo. Ratinho Junior, neste cenário, aparece com 12%; Ronaldo Caiada tem 7%; e Romeu Zema, 6%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 14%. Os que responderam que não sabem chegam a 3%.
O Datafolha também montou um cenário sem Lula, mas com o ministro Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas. Neste cenário, os dois empatam com 23%. Já Ratinho Junior tem 14%; e Ronaldo Caiado e Romeu Zema empatam com 7%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 21%. Os que responderam que não sabem chegam a 5%.
Em cenário com Geraldo Alckmin (PSB) e Tarcísio, o vice-presidente tem 24% e o governador de São Paulo marca 22%. Ratinho Junior tem 14%; e Ronaldo Caiado e Romeu Zema empatam com 7%. Branco, nulo ou que não votariam em ninguém somam 21%. Os que responderam que não sabem chegam a 5%.
Infográfico: Eliabe de Souza
Segundo turno
Em caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente marca 47% e o ex-mandatário, 43%. Já se o segundo turno fosse hoje entre Lula e Tarcísio, 45% votariam no presidente, e 41%, no governador de SP.
Se o segundo turno fosse entre Lula e Michele, o presidente aparece com 48% e a ex-primeira-dama com 40%. E se fosse entre Lula e Eduardo Bolsonaro, o petista registraria 49% e o deputado federal, 37%. 
A pesquisa também mostra que se Lula enfrentasse Flávio Bolsonaro no segundo turno, o presidente marcaria 48% e o senador, 37%. Já em um cenário entre Lula e Ratinho Junior, o petista registraria 45% e o governador do Paraná, 40%.
Em um segundo turno entre Lula e Ronaldo Caiado, o petista registraria 47% e o governador de Goiás, 35%. Já entre Lula e Romeu Zema, o presidente registraria 46% e o governador mineiro, 36%.
Espontânea
Na avaliação espontânea, Lula é citado por 22% e Bolsonaro, por 17%. Outras respostas somaram 5%. Os que não souberam responder somaram 49%.
Rejeição
No quesito rejeição, a do presidente Lula é de 47% dos entrevistados e a do ex-presidente Bolsonaro é de 44%. A rejeição de Eduardo Bolsonaro soma 38%, enquanto Flávio e Michele Bolsonaro empatam com 36%. O ranking de rejeição segue da seguinte forma: Haddad (32%), Alckmin (27%), Romeu Zema (22%), Ratinho Junior (21%), Ronaldo Caiado (18%) e Tarcísio de Freitas (17%). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS