ANVISA Testa Creatinas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou anteontem o resultado de testes em creatinas vendidas no Brasil.
Foram testados 41 produtos (os mais vendidos) de 29 fabricantes diferentes, tanto para a adequação do teor de creatina quanto rotulagem.
Os estados participantes incluíram o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. As análises foram realizadas pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Contrariando os resultados de análises anteriores (2022 e 2024), todos os produtos apresentaram adequação em relação à concentração de creatina e apenas pequenas falhas na rotulagem foram observadas.
Ao que parece os próprios fabricantes tem se mobilizado para corrigir as falhas antes constatadas.
A creatina é um suplemento nutricional que já foi alvo de muita controvérsia, incluindo a proibição da venda há 8 anos e muita desinformação sobre possíveis danos renais.
Inicialmente utilizada para aumento no aporte energético na prática esportiva, tem ganhado papel variado, incluindo melhora na função cerebral.
As marcas analisadas podem ser conferidas no link abaixo.
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/creatinas-anvisa-divulga-resultados-de-analise-em-suplementos