Ministério do Turismo evidencia Parque Estadual do Desengano como destino para se observar eclipses e chuvas de meteoros
Matheus Berriel 09/05/2025 18:26 - Atualizado em 09/05/2025 18:50
Foto: Divulgação/Ministério do Turismo
Surfando nas ondas do recente show de Lady Gaga, que levou mais de 2 milhões de pessoas à praia carioca de Copacabana, o Governo Federal adotou a estratégia de dar publicidade também a destinos fora das rotas tradicionais. Um deles é o Parque Estadual do Desengano, divulgado nas redes sociais do Ministério do Turismo na última quarta-feira (7). Situada nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena, a unidade de conservação estadual é reconhecida desde 2021 como o primeiro Parque de Céu Escuro (Dark Sky Park) da América Latina.
De acordo com o Ministério do Turismo, destinos relacionados a astroturismo, turismo esportivo e turismo musical estão conquistando cada vez mais viajantes, ajudando a movimentar a economia do Brasil. O Parque do Desengano se enquadra no primeiro tipo mencionado, pois a existência de pouca poluição luminosa favorece a observação de eclipses e chuvas de meteoros. Ao todo, a área tem aproximadamente 25 mil hectares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS