Curta 'Memorial dos Metacarpos' será exibido neste sábado no Teatro de Bolso
Dora Paula Paes 16/10/2025 15:09 - Atualizado em 16/10/2025 19:26
Divulgação
O curta-metragem "Memorial dos Metacarpos" estreia no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, neste sábado (18), às 19h. A produção transforma a paisagem de Campos em matéria viva de memória e imaginação. Uma cidade dividida por um rio, cercada de lagoas por todos os lados é o território de águas plácidas e histórias submersas. O filme acompanha Júlia e Natália, duas amigas que se reencontram após anos e, durante a noite de uma festa, se perdem no centro histórico. A sessão é gratuita e aberta ao público.

Gravado em março de 2025 com apoio do edital audiovisual da Lei Paulo Gustavo de Campos dos Goytacazes, o filme propõe um mergulho poético nas memórias, nas amizades e nas camadas invisíveis da cidade. Entre prédios antigos, ruas espelhadas, lagoas soterradas e argilas modeladas por moradores, o real e o imaginal se confundem.

Enquanto docu-ficção, o filme integra em sua narrativa performances realizadas pelas atrizes com transeuntes do centro da cidade. A argila colhida na Lagoa Feia é prensada por mãos que pensam memórias. Essas ações performativas entre a Praça do Santíssimo Salvador e o Paraíba do Sul, fazem emergir um território dialógico entre a matéria-argila e a vida dos cidadãos que, ao tocá-la, reconstroem suas próprias histórias na cidade, revelando um centro histórico para além da pressa cotidiana, onde re-existem vozes, vivências e afetos.

"Buscamos, por meio das frestas audiovisuais do cinema experimental, ouvir o sussurro das lagoas que, por sua sutileza, foram as primeiras a nos inspirar a ideia do filme. Júlia é íntima da água por ser de Guarus: quem é do outro lado da ponte sabe que todo passeio ao centro é uma jornada", diz os produtores.

Na produção, Gabriel Moraes, diretor de fotografia; roteiro e direção de Maria Rita Moreira; Sofia Arantes, na edição e montagem; trilha sonora original feita por composições sinestésicas de Garesh (Gueersh) acuradas pelos ouvidos de Guilherme Paz e Igor Arruda; Rachell Rosa na direção de produção e Thomaz Alves como produtor executivo. No elenco: Rachell Rosa, Lua Mysgo e Nathalia Alves.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS