Dora Paula Paes
10/12/2025 07:55 - Atualizado em 10/12/2025 07:55
Divulgação
A jornada das Folias de Reis em São Fidélis começa no próximo sábado (13). Como a tradição vem se perdendo ao longo dos anos, quando casas eram abertas para receber as folias, o Hotel São José faz o caminho inverso: vai abrir suas portas para essa cultura popular - um rito desde 2018. A apresentação em frente ao estabelecimento será a partir das 19h30 e aberta ao público. Segundo os organizadores, é um evento de fé, tradição, cultura popular e folclore ligados ao ciclo natalino e à homenagem aos Santos Reis Magos.
A visita será das Folias de Reis: Estrela de Belém do Norte, Estrela Dalva do Oriente e Estrela Guia Pureza. As apresentações acontecem dentro da jornada de Santos Reis que, em São Fidélis, teve início na segunda-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição e finaliza no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião.
O evento também terá umconvidado especial. É aguardada a visita do Reisado Alegria de Viver, do mestre Elcenir Brandão Paulino, mantendo a tradição do seu pai Tino Lucas, formado por moradores da Comunidade de Bom Destino, na cidade de Iconha (ES). Atualmente, esse grupo de Folia conta com 40 foliões e se destaca por seus personagens marcantes tais como os três Reis Magos, pela cantoria vibrante, levando alegria, fé e cor por onde passam.
As apresentações acontecem no presépio, outro orgulho dos organizadores. “Ele é confeccionado e gentilmente cedido pelo artesãos Claudio Panisset e Rafael Mirante, todo feito de fibra de bananeira”, disse a empresária, incentivadora cultural e devota de Santos Reis, Magnólia Faria.
São Fidélis teve, ao longo dos anos, aproximadamente 70 Folias, grande parte da zona rural. Atualmente, esse número caiu para quatro.
“O município tinha um festival de encontro de folias, mas antes da pandemia foi extinto. Foi quando eu passei a receber as folias. É importante para os grupos, também. Antigamente receber folia era status, agora, ficou coisa de periferia. Mas, eu pensei, não pode ser assim. Foi quando passei a recebê-los no nosso Presépio. Como não dava para receber todo final de semana, então, passei em um único dia. A partir desse dia, eles abrem a jornada e passam a visitar a casa dos devotos”, conta Magnólia.
A Folia de Reis reúne cantadores e instrumentistas, usando suas roupas coloridas e com a tradicional bandeira que identifica o grupo. Eles percorrem as ruas, como uma forma de remeter ao percurso feito pelos magos até encontrarem o Menino Jesus.