Morre a atriz Brigitte Bardot, aos 91 anos
28/12/2025 09:49 - Atualizado em 28/12/2025 09:55
A estrela do cinema, Brigitte Bardot
A estrela do cinema, Brigitte Bardot / Divulgação
Brigitte Bardot, atriz francesa ícone do cinema e ativista dos direitos dos animais, morreu neste domingo (28) aos 91 anos. A informação foi confirmada pela Fundação Brigitte Bardot, que era presidida pela atriz. A causa da morte não foi divulgada. Ela contribui para a popularização de Búzios, na Região do Lagos, onde tem uma estátua e um calçadão com seu nome.
A artista foi hospitalizada em outubro deste ano em Toulon, perto de sua casa em Saint-Tropez, para passar por uma cirurgia, mas teve alta no mesmo mês.
Nascida em 28 de setembro de 1934, em Paris, ela se tornou, ainda jovem, uma das figuras mais reconhecidas do cinema mundial. Seu papel em "E Deus Criou a Mulher" (1956), dirigido por seu então marido Roger Vadim, a consagrou como um símbolo de sensualidade e liberdade que ajudou a moldar a cultura pop da década de 1960.
Ao longo de sua carreira, Bardot estrelou cerca de 50 filmes e também teve atuação como cantora e modelo, tornando-se uma das artistas mais fotografadas e comentadas de sua geração. Nos anos 1960, consolidou seu prestígio artístico com atuações em dois clássicos: "A Verdade" (1960), de Henri-Georges Clouzot, e "O Desprezo" (1963), de Jean-Luc Godard.
Estátua em homenagem a Brigitte Bardot, em Búzios
Estátua em homenagem a Brigitte Bardot, em Búzios / Sergio Quissak/Prefeitura de Búzios
Em 1964, Bardot transformou Búzios, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, em destino turístico famoso. Ela visitou a cidade pela primeira vez em janeiro, retornando no final daquele ano. Veio fugindo dos holofotes e encontrou na vila um refúgio, ficando por cerca de quatro meses na primeira visita com o então namorado, o franco-marroquino-brasileiro Bob Zagury.
A segunda visita, no entanto, foi marcada pela perseguição de repórteres e fotógrafos, o que a levou a partir. Bardot mexeu com a economia da cidade, que batizou a beira-mar de Orla Bardot, e instalou uma estátua de bronze em sua memória.
Bardot nasceu em uma família rica e teve uma formação artística precoce. Aos 13 anos, iniciou os estudos de balé clássico e, aos 15, passou a trabalhar como modelo, trajetória que abriu caminho para sua entrada no cinema.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS