Romeiros, em nome da fé, iniciam caminhada de 40km até Santo Amaro
Dora Paula Paes 14/01/2026 20:59 - Atualizado em 14/01/2026 21:19
Os peregrinos, desde o final da tarde desta quarta-feira (14), iniciaram a romaria rumo à igreja de Santo Amaro, na Baixada Campista. Munidos da fé, todos os devotos não se importavam com os 40 km que teriam à frente pelo Caminho de Santo Amaro. Pronto para iniciar a missa na Igreja de Santo Amaro, em Donana, um dos trechos da caminhada, o bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz ressalta: "A festa de Santo Amaro começa caminhando e termina em uma Cavalhada, selando a paz entre conflitos e o acordo da paz entre Mouros e Cristãos."
Para receber os romeiros, a primeira Santa Missa do dia 15 será celebrada à 1h da madrugada. As outras acontecerão: 3h, 5h, 7h, 9h, 11h (celebrada pelo bispo), 13h, 15h, 17h e 19h. A procissão pelas ruas da localidade será às 18h.

"O caminho da fé em Santo Amaro é importantíssimo, porque é uma jornada, primeiro de autoconhecimento, mas também de conhecimento do próprio Deus. Como dizia Santo Agostinho: 'conhecer-se, para conhecer Deus'. E também conhecer os que vão caminhando conosco, formando igreja, formando comunidade e assumindo nossa missão de sermos peregrinos da esperança e da paz. A festa de Santo Amaro começa caminhando e termina em uma Cavalhada, selando a paz entre conflitos e o acordo da paz entre Mouros e Cristãos. Nós temos que ser assim: levar a todas as pessoas Cristo, o Príncipe da Paz. Só com Ele nós somos salvos", disse Dom Roberto Francisco.


Entre promessas e agradecimentos, são dezenas de fiéis encontrados pelo caminho. Maria Gabriela Áreas, de 28 anos, é uma delas. "Ano passado fui pela primeira vez. Esse ano estou indo para agradecer a graça recebida", contou. Neste momento de devoção, portanto, ela explica que, para quem acompanha, é bonito assistir às pessoas, em grupo ou solitárias, neste momento de devoção.

Pronta para iniciar a caminhada em grupo, segundo ela, um dando força ao outro, Maria Gabriela completa: "É muito bonito ver a fé das pessoas nesta romaria regional, tão nossa, o que torna esse momento ainda mais especial."

Natália Lobo, 40 anos, também falou do seu ato de fé. "A primeira vez que eu fui foi para conhecer. Hoje, estou indo com o propósito de fé; fiz uma promessa para cura de saúde", contou.

O marco zero para a saída dos romeiros é na praça do Santíssimo Salvador; já outros saem do trevo da RJ 216 — bom ressaltar, bastante movimentada no início da noite. Neste ano, uma novidade no percurso dos peregrinos foi a instalação de placas para orientação dos fiéis, informando a quilometragem que resta pela frente. A novidade se deu em parceria com a iniciativa privada.

A caminhada de Santo Amaro conta com quatro pontos de apoio, sendo o primeiro no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical; o segundo em Mineiros; o terceiro em Baixa Grande; e o último próximo à chegada de Santo Amaro. Os pontos de apoio contam com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas. Representantes das secretarias municipais estão nos quatro pontos, acompanhando e dando apoio aos romeiros.

A Igreja de Santo Amaro, em Donana, também estará aberta até às 5h da manhã. Francis Rangel, que faz parte da pastoral da Acolhida, explicou que a igreja estará aberta para receber peregrinos e quem quiser vir rezar para Santo Amaro. O bispo, Dom Roberto, também abençoou os romeiros após a missa.
Fotos: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS