Justiça nega recurso da Prefeitura de Campos e mantém suspensão do concurso da Educação
12/02/2026 20:27 - Atualizado em 12/02/2026 20:29
Prefeitura de Campos
Prefeitura de Campos / Foto: Divulgação
A Justiça negou o recurso apresentado pela Prefeitura de Campos para dar continuidade ao concurso público da Educação. A decisão mantém suspenso o certame, que foi interrompido por questionamentos sobre o percentual de cotas raciais previsto no edital.
O município entrou com um Agravo de Instrumento pedindo efeito suspensivo para derrubar a decisão anterior e retomar o concurso, alegando urgência diante da necessidade de preenchimento de cargos docentes e destacando que o último certame para a área ocorreu há 14 anos. No entanto, o pedido foi indeferido.
De acordo com a decisão, a suspensão do concurso ocorreu no âmbito de uma Ação Civil Pública, sob o entendimento de que a reserva de 10% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, prevista na Lei Municipal nº 9.703/2025, configuraria proteção insuficiente ao direito fundamental à igualdade material. 
A desembargadora responsável destacou que, neste momento inicial do processo, não foram identificados requisitos que autorizassem suspender a decisão que paralisou o concurso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS