Atleta parceiro do Paraesporte/Uenf participará da 1ª Copa Mundial de Basquete 3x3
28/11/2025 11:07 - Atualizado em 28/11/2025 11:07
Ascom
O atleta de basquete Gabriel Soares, de 19 anos, vai integrar a delegação da Seleção Brasileira na 1ª Copa Mundial de Basquete 3x3 Unificado das Olimpíadas Especiais Internacional. O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Distrito T-Mobile, em San Juan, capital de Porto Rico. A competição reunirá 20 equipes masculinas e 18 femininas.
Os jogos vão seguir o modelo da Copa Mundial da Federação Internacional de Basquete (Fiba). A delegação brasileira embarcará no próximo dia 2. Além de Gabriel Soares, que também faz parte da equipe de Basquete 3x3 do maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte/Uenf, integram a equipe da seleção: Alberto Soares, atleta parceiro do Paraesporte de Brasília; Bruno Gil, atleta de São Paulo; além de Jorge Adriano e Kaio Vinícius, atletas de São João de Meriti, no Rio de Janeiro.
Em outubro, os atletas e a comissão técnica se reuniram em São Paulo, onde foram submetidos a treinos físicos, avaliação médica e vivências esportivas, chefiadas pelo técnico-chefe Rafael Ribeiro. Durante o treino técnico, a delegação brasileira recebeu o kit completo da Adidas que doou o uniforme, como tênis, uniforme, meias e uma roupa de passeio que compõe o conjunto esportivo.
O coordenador geral do Paraesporte, Fábio Coboski, destacou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos.
"Estamos felizes em ver um atleta do Paraesporte ser convocado para a Seleção Brasileira e representar o país nesta 1ª Copa Mundial. É muito importante, porque motiva os outros alunos, além de estimular a treinar em busca de ser convocado para a representar o país numa competição nacional ou internacional.
A participação do Gabriel, que sai de Campos para ir à Porto Rico, além de ser um marco para a cidade, vai representar o nosso município na seleção. Desta forma, mantemos a tradição de ter equipe ou atletas do Paraesporte compondo as equipes do Brasil. Isso mostra que o trabalho que a gente vem fazendo aqui tem surtido muito efeito", destacou Coboski.

Já Gabriel Soares explica a emoção de representar o Paraesporte na Copa Mundial.
"É uma honra pra mim representar a minha cidade e o Paraesporte em uma competição desse calibre. Fico muito feliz de ter sido chamado e reconhecido para fazer parte dessa inclusão em um esporte que eu amo e que une várias pessoas", comentou.
Com informações da assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS